Principais etapas da exploração da Lua

Os americanos Neil Armstrong e Edwin Aldrin foram os primeiros homens a pisar na Lua, no dia 20 de julho de 1969, mas a exploração do satélite da Terra começou há mais de 40 anos.

AFP |

Em setembro de 1959 a sonda soviética Lunik 2 se tornou o primeiro foguete a chocar-se contra o satélite da Terra. Um mês depois, a Lunik 3 enviou as primeiras fotos do lado oculto da Lua.

Em conseqüência do sucesso da União Soviética ao enviar o primeiro homem ao espaço, Yuri Gagarin em abril de 1961, o presidente John Kennedy promete enviar uma missão americana à Lua nos próximos dez anos.

Em julho de 1964, os Estados Unidos lançam o Ranger 7, que envia mais de 4.000 fotos durante sua trajetória sobre a superfície lunar.

Em 1966, a Lunik 9 transmite as primeiras imagens televisionada da Lua e a Lunik 10 passa a ser o primeiro satélite artificial.

Em setembro de 1968, a União Soviética lança a Zond 5 - com uma carga de animais e plantas -, primeiro foguete a retornar para a Terra depois de completar a volta na Lua.

No dia 21 de dezembro de 1968, os Estados Unidos lançam a Apollo 8, que contorna a Lua antes de retornar, com os astronautas Frank Borman, James Lovell e William Anders a bordo.

Em 20 de julho de 1969, os americanos Neil Armstrong e Edwin Aldrin caminham sobre a Lua. "Um pequeno passo para um homem, um passo gigante para a humanidade", disse Armstrong na ocasião.

Em 1970, os soviéticos lançam a Lunik 16 e a Lunik 17, com robôs capazes de coletar mostras da superfície.

Em dezembro de 1972, os últimos homens a pousar na Lua, Eugene Cernan e Harrison "Jack" Schmitt, retornam à Terra. No total, 12 homens pisaram na superfície lunar.

Em 1976, a Lunik 24 traz mostras da superfície lunar.

Os japoneses lançam o satélite Hiten em 1990, com a sonda Hagoromo que fica em órbita ao redor da Lua.

Em 1994, o satélite militar americano Clementine é colocado em órbita e envia dados que provocam as suspeitas de que existem áreas geladas nos pólos da Lua, o que significaria que o satélite natural tem água.

Outro satélite americano, Lunar Prospector, lançado no dia 6 de janeiro de 1998, traça durante sua missão de 18 meses uma carta da gravidade da superfície da Lua e registra a existência de hidrogênio, o que para algumas pessoas significa a confirmação da existência de água.

O satélite choca-se contra a Lua no dia 31 de julho de 1999 e a Nasa informa no dia 13 de outubro que não foi detectada água na colisão.

No dia 28 de setembro de 2003, a primeira sonda lunar européia, SMART-1, é lançada.

gcv-mg/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG