Principais candidatos à Presidência paraguaia votam

Os principais candidatos à Presidência do Paraguai votaram neste domingo esbanjando otimismo.

AFP |

O primeiro a votar foi o candidato da esquerda Fernando Lugo, favorito nas pesquisas. Lugo votou na escola Talavera Ritcher, em Lambaré, Assunção, às 07h11 locais (08h11 de Brasília), apenas onze minutos depois da abertura dos centros de votação em todo o país.

Após depositar seu voto na urna, Lugo levantou seu dedo indicador marcado com tinta para ser fotografado pela imprensa presente no local.

"Tenho a tranqüilidade de ter contribuído com o voto cidadão, isto é histórico", disse aos jornalistas o ex-bispo, candidato pela Aliança pela Mudança (APC).

Um pouco mais tarde, o candidato direitista à Presidência, o general Lino Oviedo, da União Nacional de Cidadãos Éticos (Unace), votou no colégio Alvarin Romero, também na capital.

Oviedo, acompanhado de sua filha, fez sinal de positivo à imprensa antes de se dirigir à urna.

"Queremos tirar os corruptos e os mentirosos" do governo, disse Oviedo à imprensa local pouco antes de votar. "Vamos deixar algo para nossa juventude, para nosso esforçado povo paraguaio", acrescentou.

A última a votar foi a candidata do governo Blanca Ovelar, do Partido Colorado. Muito sorridente, Ovelar votou no colégio Vicente Iturbe de Assunção, e após ter cumprido seu dever cívico fez o mesmo gesto de seus adversários, exibindo o dedo indicador com tinta.

"Agora vou acompanhar por telefone e através da imprensa o que ocorre nesta eleição", afirmou Ovelar.

No total, 2.861.940 paraguaios foram convocados às urnas em centros espalhados por todo o país e que permanecerão abertos até as 16h00 locais (17h00 de Brasília).

pz/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG