Principais acordos na reunião desta terça na cúpula do G8

Os principais acordos obtidos nesta terça-feira no segundo dia de reunião do cúpula do G8.

AFP |

- MUDANÇA CLIMÁTICA:

Os líderes do Grupo dos Oito países mais industrializados (G8) decidiram reduzir as emissões globais de gases do efeito estufa em pelo menos 50% até 2050.

Este acordo desenha o caminho das negociações previstas para um acordo global no fim de 2009, na conferência sobre o clima da ONU em Copenhague.

- DESENVOLVIMENTO NA ÁFRICA:

Prometeram nesta terça-feira conceder à África 60 bilhões de dólares em cinco anos para a luta contra a malária, a Aids e a tuberculose, e reafirmaram seu compromisso de duplicar sua ajuda ao continente para 2010.

- CRISE ALIMENTAR:

Pediram nesta terça-feira que as nações com reservas suficientes de alimentos liberem seus estoques para que os países em dificuldades possam enfrentar os preços recordes dos alimentos. "É imperativo eliminar as restrições à exportação" que prejudicam as aquisições de comida, indicaram os líderes em seu comunicado.

- PREÇO DO PETRÓLEO:

Pediram aos países produtores que aumentem a curto prazo a capacidade de produção e refino, assim como invistam mais na exploração.

- ZIMBÁBUE:

Afirmaram que estão dispostos a tomar novas medidas, incluindo sanções econômicas, contra os dirigentes zimbabuenses envolvidos na violência que o país atravessa.

- IRÃ:

Pediram ao Irã que suspenda qualquer atividade relacionada ao enriquecimento de urânio e responda positivamente às últimas ofertas da comunidade internacional.

- CORÉIA DO NORTE:

Pediram à Coréia do Norte que abandone suas armas nucleares e coopere na verificação de seu programa atômico.

sct/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG