Principais acontecimentos do mês de setembro de 2009

Seguem os principais acontecimentos registrados pela AFP em setembro de 2009:

AFP |

01 set

GDANSK, Polônia:

Cerimônia em Westerplatte lembra início da II Guerra Mundial

Uma cerimônia de recordação reuniu dirigentes poloneses, diplomatas e ex-combatentes nesta terça-feira às 4H45 locais (23H45 de Brasília, segunda-feira), o horário exato em que foram disparados os primeiros tiros de canhão que marcaram o início da Segunda Guerra Mundial em Westerplatte, perto de Gdansk.

2 set

JACARTA, Indonésia:

Terremoto de 7 graus em Java deixa 35 mortos

Pelo menos 23 pessoas morreram nesta quarta-feira no forte terremoto de magnitude 7 que afetou a ilha indonésia de Java, anuciou a Agência de Gestão de Catástrofes.

ATENAS, Grécia:

Bombas explodem em prédios públicos de Atenas e Tessalônica

Duas bombas de fabricação caseira explodiram nesta quarta-feira diante de prédios públicos em Atenas e Tesalônica, provocando danos materiais.

3 set

WASHINGTON, EUA:

Estados Unidos flexibilizam sanções contra Cuba

O Departamento do Tesouro americano anunciou nesta quinta-feira que suavizava seu regime de sanções contra Cuba, levantando restrições a viagens e a transferências de dinheiro de cidadãos de origem cubana que vivem nos Estados Unidos para seu país.

4 set

CABUL, Afeganistão:

Ataque da Otan mata 90 no Afeganistão, a maioria talibãs

Pelo menos 90 pessoas, em sua maioria talibãs, morreram nesta sexta-feira em um ataque aéreo da Otan contra dois caminhões-tanque no norte do Afeganistão.

7 set

CARTUM, Sudão:

Jornalista sudanesa condenada a pagar multa por usar calças

A jornalista sudanesa Lubna Ahmed al-Hussein foi l presa e condenada por usar calças compridas consideradas "indecentes" no país.

8 set

BERLIM, Alemanha:

Merkel lamenta vítimas inocentes de bombardeio no Afeganistão

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta terça-feira lamentar profundamente as vítimas inocentes do bombardeio da Otan ordenado na sexta-feira passada por um comandante militar alemão no Afeganistão, em um discurso no Parlamento.

9 set

MONTEVIDÉU, Uruguai:

Uruguai é primeiro país latino-americano a legalizar a adoção para casais gays

O Parlamento uruguaio aprovou nesta quarta-feira a adoção de crianças por casais homossexuais, informou à AFP a senadora Margarita Percovich, o que converte o país no primeiro da América Latina a legalizar esse procedimento.

10 set

MONZA, Itália:

Depoimento de Nelsinho Piquet vaza e deixa a F1 de cabelo em pé

A Fórmula 1 balançou nesta quinta-feira depois que o vazamento de uma transcrição de provas do caso de Nelsinho Piquet revelou que, de acordo com o piloto, a equipe a Renault pediu que ele batesse na corrida de Cingapura vencida pelo espanhol Fernando Alonso.

11 set

WASHINGTON:

Obama faz um minuto de silêncio pelas vítimas do 11/9 e promete continuar luta contra Al-Qaeda

O presidente Barack Obama encabeçou nesta sexta-feira um minuto de silêncio para recordar as quase 3.000 vítimas dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, em seu oitavo aniversário.

12 set

CARACAS, Venezuela:

Chávez anuncia compra de foguetes russos de médio alcance

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou na noite desta sexta-feira que em breve chegarão ao país "foguinhos" russos, em referência a mísseis com alcance de até 300 km.

14 set

WASHINGTON, EUA:

Um ano depois da crise, Obama pede reforma a fundo dos sistema finaneiro

O presidente Barack Obama alertou nesta segunda-feira a Wall Street que não permitirá uma volta aos excessos do passado e pediu ao G20 uma reforma enérgica do sistema financeiro mundial.

16 set

PARIS, França:

Renault anuncia a saída de Briatore e de Symonds após escândalo

A escuderia de Fórmula 1 Renault anunciou nesta quarta-feira a saída do italiano Flavio Briatore, diretor da equipe, e informou que não vai contestar, no dia 21 de setembro no Conselho Mundial de Automobilismo, as acusações de armação no Grande Prêmio de Cingapura de 2008.

17 set

WASHINGTON, EUA:

EUA abandonam seu projeto de escudos antimísseis na Europa

O presidente Barack Obama revelou nesta quinta-feira um novo enfoque para a defesa antimísseis na Europa, ao advertir que o programa balístico continua sendo uma ameaça.

MELBOURNE, Austrália:

Australiano acusado de estuprar a filha durante 30 anos

Um australiano é acusado de ter estuprado quase diariamente por 30 anos a filha, com quem teve quatro filhos, em um crime de incesto que teria prosseguido por todo este período apesar das denúncias às autoridades, informa a imprensa australiana.

BERLIM:

Estudante ataca escola e deixa vários feridos na Alemanha

Dez pessoas ficaram feridas, três delas gravemente, na manhã desta quinta-feira em uma escola de Ansbach (sul da Alemanha), quando um aluno de 19 anos lançou coquetéis molotov no local, antes de ser detido.

21 set

TEGUCIGALPA, Honduras:

Zelaya volta a Honduras e se refugia na embaixada do Brasil em Tegucigalpa

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, regressou em segredo ao país e se encontra nesta segunda-feira na embaixada do Brasil em Tegucigalpa, confirmou à AFP a sede diplomática brasileira. O conselho permanente da OEA convocou uma reunião extraordinária nesta segunda-feira, às 16H30 local (17H30 de Brasília) para debater a crise.

23 set

NOVA YORK, EUA:

Lula propõe nova ordem econômica mundial depois da crise financeira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta quarta-feira que seja criada uma nova ordem econômica mundial, depois da crise financeira vivida pelo planeta.

24 set

PITTSBURGH, EUA:

G20 se reúne para discutir reformas do sistema financeiro

Os líderes das principais economias mundias iniciam nesta quinta uma cúpula para discutir as reformas do sistema financeiro internaiconal.

25 set

PITTSBURGH, EUA:

G20 sela o fim da hegemonia dos países ricos e será o principal fórum econômico mundial

O grupo dos 20 maiores países desenvolvidos e emergentes (G20) vai se tornar o principal fórum econômico mundial, decidiram os governantes reunidos em Pittsburgh, que também concordaram em evitar um fim precipitado das medidas de recuperação econômica.

VIENA, Áustria:

Irã anuncia construção de segunda usina de enriquecimento de urânio

O Irã anunciou à Agência Internacional de Energia Atômica que está construindo uma segunda usina de enriquecimento de urânio, além da central de Natanz, informou a agência em Viena.

28 set

TEERÃ:

Irã testa mísseis de longo alcance em plena crise nuclear

O Irã lançou nesta segunda-feira dois mísseis de longo alcance com capacidade de atingir Israel, no segundo dia exercícios balísticos, em um momento de tensão crescente com o Ocidente por seu programa nuclear.

29 set

CONACRI, Guiné:

Repressão na Guiné matou 157 e deixou mais de 1.200 feridos

Pelo menos 157 pessoas morreram e 1.253 ficaram feridas na segunda-feira em Conacri durante a violenta repressão de uma manifestação da oposição por parte das forças de segurança, informou à AFP a Organização Guineana de Defesa dos Direitos Humanos.

30 set

APIA, Samoa:

Terremotos, tsunami, tufão: a Ásia é atingida por uma série de desastres naturais

Tsunami no Pacífico, terremoto na Indonésia, tufão devastador nas Filipinas, no Vietnã, no Camboja, no Laos: a Ásia viveu nesta semana uma série dramática de catástrofes naturais que deixou mais de 500 mortos e devastou regiões inteiras.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG