Principais acontecimentos do mês de outubro de 2009

Seguem os principais acontecimentos registrados pela AFP em outubro de 2009:

AFP |

1 out

PADANG, Indonésia:

Mais de 1.000 mortos e inúmeros desaparecidos no terremoto na Indonésia

As equipes de socorro prosseguiam nesta quinta-feira em suas tentativas de encontrar sobreviventes sob os escombros da cidade de Padang, na ilha indonésia de Sumatra, depois do terremoto que provavelmente matou milhares de pessoas.

2 out

COPENHAGUE, Dinamarca:

Rio é escolhida a cidade-sede dos Jogos de 2016

Rio vence a disputa pelos Jogos de 2016 depois que a delegação carioca prometeu aos membros do Comitê Olímpico Brasileiro Internacional (COI), em Copenhague, fazer história caso a cidade fosse escolhida para receber o evento, destacando a paixão do Brasil pelos esportes.

5 out

ISTAMBUL, Turquia:

Brasil compra US$ 10 bilhões em bônus e vira credor do FMI pela primeira vez

O Brasil se comprometeu formalmente nesta segunda-feira em adquirir 10 bilhões de dólares em bônus do Fundo Monetário Internacional (FMI), assumindo pela primeira vez a posição de credor desta entidade e refletindo seu crescente peso na economia mundial.

6 out

ESTOCOLMO, Suécia:

Nobel de Física premia três "mestres da luz"

O Prêmio Nobel de Física de 2009 foi atribuído nesta terça-feira a três "mestres da luz" anglo-saxões, o britânico-americano Charles Kao, o canadense Williard Boyle e o americano George E. Smith.

7 out

ROMA, Itália:

Corte Constitucional italiana invalida imunidade de Berlusconi

A Corte Constitucional da Itália invalidou nesta quarta-feira a lei que garantia a imunidade penal do chefe de Governo, Silvio Berlusconi, em virtude de uma normativa adotada em 2008 após assumir pela terceira vez o poder, uma senença que gera problemas políticos imprevisíveis e faz com que ele venha a enfrentar a abertura de julgamentos pendentes.

ESTOCOLMO, Suécia:

Nobel de Química para trio que abriu o caminho para novos antibióticos

Os americanos Venkatraman Ramakrishnan e Thomas Steitz e a israelense Ada Yonath foram anunciados nesta quarta-feira como os vencedores do prêmio Nobel de Química de 2009 por seus estudos sobre o ribossomo, as fábricas de proteínas do corpo, que abrem caminho para novos antibióticos.

8 out

ESTOCOLMO, Suécia:

Nobel de Literatura premia alemã Herta Müller, uma voz contra a ditadura

A escritora alemã Herta Müller, de origem romena, foi anunciada nesta quinta-feira pela Academia Sueca como a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura de 2009, em uma homenagem a sua prosa impregnada de poesia, que foi uma das principais vozes contra a ditadura de Nicolae Ceausescu, que acabou há exatamente 20 anos.

9 out

OSLO, Noruega:

Prêmio Nobel da Paz para Obama coroa uma ascensão meteórica

O Prêmio Nobel da Paz foi atribuído nesta sexta-feira para surpresa geral ao presidente americano Barack Obama, o primeiro negro a ocupar a Casa Branca, onde optou por uma política internacional de aproximação mais consensual e multilateral.

10 Out

12 out

ESTOCOLMO, Suécia

Nobel de economia é concedido a americanos por trabalho sobre governança econômica

O Prêmio Nobel de Economia foi concedido aos americanos Elinor Ostrom, primeira mulher recompensada, e Oliver Williamson, por seus trabalhos sobre "governança econômica", anunciou nesta segunda-feira o comitê Nobel.

14 Out

ROMA, Itália:

Fome afeta mais de um bilhão de pessoas no mundo

A fome afeta atualmente 1,02 bilhão de pessoas, quase um sexto da população mundial, segundo um relatório da FAO, a agência da ONU para a Agricultura e a Alimentação, divulgado nesta quarta-feira em Roma por ocasião da Semana Mundial da Alimentação.

15 out

LAHORE, Paquistão:

Pelo menos 40 mortos em ataques contra a polícia e funcionários

Pelo menos 40 pessoas morreram nesta quinta-feira numa onda de ataques contra a polícia e funcionários no Paquistão, horas antes de o presidente Barack Obama promulgar uma lei de ajuda ao país asiático no total de 7,5 bilhões de dólares.

16 out

JOHANNESBURGO, África do Sul:

ActionAid: Brasil lidera a luta contra a fome

O Brasil lidera a luta contra a fome entre os países em desenvolvimento, afirma um relatório publicado nesta sexta-feira pela ONG ActionAid, por ocasião do dia mundial da alimentação.

18 out

TEERÃ:

Atentado sem precedente contra os Guardiães da Revolução faz 49 mortos

Quarenta e nove pessoas foram mortas neste domingo no sudeste do Irã, na fronteira com o Paquistão, num atentado suicida sem precedentes que decapitou o comandante local do Guardiães da Revolução, o exército ideológico do regime.

19

LONDRES:

Abertura do Vaticano para os anglicanos surpreende o mundo religioso

O Vaticano autorizou que os anglicanos possam se converter ao catolicismo e conservar as próprias tradições, o que divide as opiniões entre os que consideram uma atitude cínica por parte da Santa Sé e os que apontam uma oferta genuína para ajudar as pessoas que relutam em aceitar modernismos como mulheres ordenadas bispos.

25 out

BAGDÁ, Iraque:

Atentados em Bagdá deixam cerca de 100 mortos e 700 feridos

Pelo menos 99 pessoas morreram e mais de 700 ficaram feridas em dois atentados suicidas, com caminhão-bomba e carro-bomba, neste domingo no centro de Bagdá, em uma ação atribuída pelo governo à Al-Qaeda e seus aliados para impedir as eleições programadas, a princípio, para janeiro.

28 out

ISLAMABAD, Paquistão:

Atentado no início de visita de Hillary deixa 134 mortos no Paquistão

Um atentado deixou 134 mortos em Peshawar, noroeste do Paquistão, nesta quarta-feira, poucas horas depois da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, ter iniciado uma visita ao país para reforçar as relações dos Estados Unidos com um aliado crucial na luta contra o extremismo islâmico.

BERLIM, Alemanha

Angela Merkel reeleita chefe de Governo da Alemanha

A conservadora Angela Merkel, de 55 anos, foi reeleita nesta quarta-feira chanceler da Alemanha para um novo mandato de quatro anos pelos deputados da Bundestag (Câmara Baixa do Parlamento).

30 out

BOGOTÁ:

Colômbia e EUA assinam acordo para uso de bases militares

Os governos da Colômbia e dos Estados Unidos assinaram um acordo militar que autoriza as tropas americanas a usar sete bases colombianas, o que causa o rechaço de presidentes como Hugo Chávez.

31 out

BERLIM, Alemanha:

Kohl, Gorbatchev e Bush se reencontram para celebrar queda do Muro de Berlim

Três aposentados da Guerra Fria, Helmut Kohl, 79 anos, George Bush pai, 85 anos, e Mikhaïl Gorbatchev, 78 anos, recordaram neste sábado, em Berlim, suas excelentes relações pessoais que garantiram o sucesso da abertura do Muro, há 20 anos, e a Reunificação alemã.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG