Principais acontecimentos do mês de novembro de 2009

Seguem os principais acontecimentos registrados pela AFP em novembro de 2009:

AFP |

2 Nov

CABUL, Afeganistão:

Karzai declarado vencedor da eleição presidencial afegã

A Comissão Eleitoral Independente (CEI) do Afeganistão declarou nesta segunda-feira que o atual chefe de Estado, Hamid Karzai, venceu a eleição presidencial, depois da desistência no domingo do outro candidato, Abdullah Abdullah, antes do segundo turno.

3 Nov

PARIS:

Morreu Claude Lévi-Strauss, o pai da Antropologia moderna

Foi noticiada nesta terça-feira a morte Claude Lévi-Strauss, o fundador da antropologia moderna e pioneiro do estruturalismo, em trabalhos que se tornaram verdadeiros clássicos.

6 Nov

SAN ANTONIO, EUA:

Oficial médico mata 13 colegas na maior base militar dos EUA

Um oficial médico americano que ia se enviado em breve ao Iraque abriu fogo na noite de quinta-feira na maior base americana dos Estados Unidos, Fort Hood, em Texas, matou 13 militares e feriu outros 30.

8 Nov

WASHINGTON, EUA:

Câmara dos Representantes aprova reforma da saúde de Obama

A Câmara dos Representantes americana aprovou, na noite de sábado para domingo, o plano de reforma da cobertura pública de saúde nos Estados Unidos, dando ao presidente, Barack Obama, a primeira vitória no Congresso para levar adiante este ambicioso projeto político.

9 Nov

BERLIM, Alemanha:

Alemães recordam o dia em que a queda do muro transformou seu mundo

Enquanto admiram as peças do dominó gigante que, como o Muro de Berlim há 20 anos, será colocado abaixo durante a "Festa da Liberdade" no Portão de Brandenburgo, os alemães compartilham nesta segunda-feira sonhos e decepções recordando a marcante data de 9 de novembro de 1989.

SAN SALVADOR, El Salvador:

El Salvador aguarda ajuda para enfrentar inundações que mataram 130

El Salvador aguarda ajuda internacional para atender os milhares de afetados pelo furacão Ida e vai iniciar o cálculo dos danos causados pelas inundações, que mataram pelo menos 130 pessoas e deixaram 10.000 desabrigados.

11 nov

ROMA:

Brasil, um país exemplar no combate à fome (FAO)

O Brasil figura na lista de 16 países do mundo que alcançaram o objetivo de reduzir o número de pessoas que padecem de fome, informou nesta quarta-feira, em Roma, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

13 Nov

WASHINGTON, EUA:

Acusados do 11/9 serão julgados num tribunal federal em Nova York

Os cinco homens acusados de terem organizado os atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos serão julgados pela justiça comum, em Nova York, a apenas algumas centenas de metros do palco dos trágicos acontecimentos de 2001, que deixaram cerca de 3.000 mortos.

WASHINGTON, EUA:

Nasa acha uma importante quantidade de água na Lua

A Nasa descobriu quantitades significativas de água congelada em solo lunar, anunciou nesta sexta-feira um dirigente da Agência Espacial americana, o que faz renascer as esperanças de uma futura instalação de uma base lunar permanente.

18 Nov

WASHINGTON, EUA:

Obama admite que não poderá fechar Guantánamo no prazo estabelecido

O presidente Barack Obama admitiu pela primeira vez nesta quarta-feira que os Estados Unidos não poderão fechar a prisão de Guantánamo no prazo estabelecido por seu governo, em janeiro de 2010.

19 Nov

SEUL, Coreia do Sul:

Obama estende a mão à Coreia do Norte e adverte o Irã

O presidente Barack Obama reiterou nesta quinta-feira, em Seul, sua vontade de diálogo quanto à questão nuclear norte-coreana e advertiu o Irã de que Washington e seus aliados estão discutindo as consequências da recusa de Teerã à proposta sobre seu programa nuclear.

23 Nov

MANILA, Filipinas:

Filipinas: 57 mortos em tomada de reféns

Cinqüenta e sete pessoas foram encontradas mortas no sul das Filipinas após terem sido sequestradas por homens armados durante, ao que tudo indica, atos de violência entre clãs.

25 Nov

WASHINGTON, EUA:

Clima: Obama irá a Copenhague colaborar para um acordo

Os Estados Unidos tiveram, nesta quarta-feira, dois gestos significativos para ajudar a próxima conferência internacional contra o aquecimento climático, anunciando a participação de seu presidente e apresentando metas de redução de suas emissões poluentes.

26 Nov

PEQUIM, China:

China antecipa metas de redução de emissões poluentes, a 10 dias da reunião do clima em Copenhague

Depois dos Estados Unidos, a China anunciou nesta quinta-feira pela primeira vez uma meta objetiva de redução de suas emissões de gases que provocam o efeito estufa e assim os dois principais países poluentes do planeta dão um grande impulso à conferência mundial de 10 dias sobre a mudança climática em dezembro, em Copenhague.

DUBAI, Emirados Árabes Unidos:

Dubai admite incapacidade de pagar dívidas

Dubai destacou a incapacidade para honrar suas obrigações financeiras ao pedir uma moratória da dívida da jóia de sua economia, a Dubai World, e a notícia agitou os mercados financeiros no mundo.

27 nov

VIENA, Áustria:

Agência Internacional de Energia Nuclear condena Irã; Brasil se abstém

A Agência Internacional de Energia Atômica, AIEA, vinculada à ONU, condenou nesta sexta-feira o Irã por seu programa nuclear controverso, pedindo a suspensão da construção de um novo sítio nuclear - decisão imediatamente denunciada por Teerã, dando a entender que pode rejeitar um compromisso proposto sobre o enriquecimento de urânio.

28 Nov

MOSCOU, Rússia:

Rússia aponta terrorismo como causa de tragédia

Pelo menos 26 pessoas morreram na Rússia no descarrilamento na noite de sexta-feira de um trem de passageiros entre Moscou e São Petersburgo, e os investigadores confirmaram neste sábado que a tragédia foi provocada por atentado terrorista.

29 Nov

TEGUCIGALPA, Honduras:

Lobo se declara vencedor em Honduras; Zelaya chama eleição de mentira

O candidato de direita Porfirio Lobo se declarou o vencedor das eleições de domingo em Honduras e prometeu um governo de unidade nacional, em uma votação chamada de "mentira" pelo presidente deposto Manuel Zelaya e reconhecida apenas por parte da comunidade internacional.

MONTEVIDÉU, Uruguai:

Mujica vence o segundo turno no Uruguai

O ex-guerrilheiro José 'Pepe' Mujica foi o vencedor do segundo turno das eleições no Uruguai.

30 Nov

WASHINGTON, EUA:

Obama ordena aplicação de nova estratégia para o Afeganistão

O presidente Barack Obama ordenou nesta segunda-feira a aplicação de sua nova estratégia no Afeganistão, um dia antes de revelar a decisão mais arriscada de sua presidência: o envio provável de dezenas de milhares de soldados americanos a uma guerra mortífera.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG