Principais acontecimentos do mês de julho de 2009

Seguem os principais acontecimentos registrados pela AFP em julho de 2009:

AFP |

2 Jul

SEUL, Coreia do Sul:

Coreia do Norte alimenta tensão internacional com novos disparos de mísseis

A Coreia do Norte disparou nesta quinta-feira quatro mísseis de curto alcance em sua costa leste, aumentando a tensão internacional, no momento em que uma delegação americana negocia na China a aplicação das sanções para pressionar Pyongyang.

4 Jul

SEUL:

Pyongyang lança mísseis no dia da Independência americana

A Coreia do Norte disparou neste sábado sete mísseis balísticos experimentais de médio alcance, semelhantes aos lançados dois dias atrás, em um claro desafio aos Estados Unidos, que comemoram sua independência.

5 Jul

PEQUIM:

Violência ilnterétnica deixa 197 mortos em região chinesa muçulmana

A violência interétnica na região chinesa de Xinjiang (noroeste), de maioria muçulmana, deixa 197 mortos, na pior onda de violência na China em décadas.

6 Jul

MOSCOU, Rússia:

Obama e Medvedev concordam em reduzir arsenal nuclear em um terço

Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Dmitri Medvedev, concordaram nesta segunda-feira em reduzir em um terço os arsenais nucleares de seus países, um primeiro e importante passo para reparar a deteriorada relação bilateral, embora alguns temas, como o escudo antimísseis, permaneçam sem solução.

7 Jul

LOS ANGELES, EUA:

O mundo se despede de Michael Jackson

O mundo se despediu nesta terça-feira de Michael Jackson, em uma cerimônia fúnebre na cidade de Los Angeles transmitida para todo o mundo pela TV e internet, no último ato da carreira do rei do pop, encerrada aos 50 anos após uma parada cardíaca.

9 Jul

L'AQUILA, Itália:

"Países poluidores" aceitam limitar a 2ºC o aquecimento do planeta

As maiores economias do mundo, responsáveis por 80% das emissões de gases de efeito estufa, reunidas nesta quinta-feira em L'Aquila (Itália), sob a presidência de Barack Obama, reconheceram a necessidade de limitar a 2°C o aumento da temperatura do planeta.

10 Jul

L'AQUILA, Itália:

G8 anuncia uma ajuda de US$ 20 bilhões para combater a fome no mundo

O grupo dos oito países mais industrializados do mundo, o G8, concluiu nesta sexta-feira sua cúpula de três dias em L'Aquila, Itália, com a aprovação de um plano de luta contra a fome de 20 bilhões de dólares, cinco bilhões a mais que o anunciado anterior, informe o chefe de Governo italiano, Silvio Berlusconi.

DETROIT, EUA:

Nova GM sai da concordata com apoio estatal

Uma nova montadora General Motors (GM) saiu da concordata nesta sexta-feira apenas 40 dias depois de recorrer ao plano de apoio estatal para recuperar suas finanças,

15 Jul

TEERÃ:

Tragédia aérea no Irã deixa 168 mortos

Um avião comercial iraniano que seguia para a Armênia pegou fogo no ar e caiu em uma área rural nesta quarta-feira, matando as 168 pessoas que estavam a bordo na pior tragédia aérea do Irã nos últimos anos.

JACARTA:

O terrorismo volta à Indonésia e deixa sete mortos em hotéis de luxo em Jacarta

Um duplo atentado com bomba matou nesta sexta-feira sete pessoas em dois hotéis de luxo em Jacarta, marcando a volta do terrorismo no maior país muçulmano do mundo, depois de vários anos de calma.

18 Jul

SAN JOSÉ, Costa Rica:

Arias propõe restituição de Zelaya, anistia e antecipação das eleições

O mediador da crise de Honduras, Oscar Arias, propôs neste sábado a restituição do presidente deposto Manuel Zelaya, a antecipação das eleições e uma anistia para crimes políticos, segundo uma cópia de um discurso às delegações entregue à imprensa.

20 Jul

WASHINGTON, EUA:

Obama recebe os astronautas nos 40 anos da histórica missão Apollo 11

O presidente Obama se reúne nesta segunda com os membros da tripulação Apollo 11 para celebrar o 40o. aniversário de sua façanha, em 20 de julho de 1969, e discutir o futuro da exploração espacial.

21 Jul

ROMA, Itália:

Berlusconi perde confiança dos italianos após escândalo sexual

O escândalo sexual que atinge o chefe do governo italiano, Silvio Berlusconi, alimentado pelas novas revelações de seus encontros com uma prostituta de luxo, começa a repercutir negativamente sobre sua imagem, que já registra uma queda de confiança, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira.

22 Jul

LONDRES, Reino Unido:

Jean Charles recebe homenagem em Londres no 4º aniversário de sua morte

Quatro anos depois da trágica morte de Jean Charles de Menezes, vítima de um erro policial no metrô de Londres, familiares e amigos se reuniram nesta quarta-feira para pedir a construção de um memorial permanente na estação de Stockwell.

23 Jul

SEUL, Coreia do Sul:

Coreia do Norte chama Hillary Clinton de "pouco inteligente"

A Coreia do Norte qualificou nesta quarta-feira a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, de vulgar e pouco inteligente.

24 Jul

LAS MANOS:

Zelaya entra caminhando em Honduras

O presidente deposto Manuel Zelaya, com seu tradicional chapéu, entrou caminhando em Honduras vindo da Nicarágua para conversar com um tenente-coronel do Exercito hondurenho.

25 Jul

BUDAPESTE, Hungria:

Massa em estado grave mas estável após acidente na Hungria

O brasileiro Felipe Massa, operado em Budapeste, depois de um acidente no final da segunda parte do treino classificatório para o Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1, está em estado "grave mas estável", informou a porta-voz do hospital AEK de Budapeste, Judit Bozio, que atende o piloto da Ferrari.

27 Jul

WASHINGTON, EUA:

Obama pede cooperação chinesa para planejar século XXI

O presidente americano, Barack Obama, fez um apelo aos chineses para que ampliem sua cooperação com os Estados Unidos no planejamento do século XXI, afirmando que o relacionamento de Washington e Pequim é "tão importante quanto qualquer outro" no mundo.

29 Jul

BURGOS, Espanha:

Atentado com carro-bomba do ETA deixa cerca de 70 feridos no norte a Espanha

A explosão de um furgão-bomba nesta quarta-feira junto a um conjunto habitacional da Guarda Civil em Burgos (norte da Espanha) deixou 64 feridos leves, entre eles seis crianças, em mais um atentado atribuído à organização separatista armada basca ETA.

31 Jul

BAGDÁ, Iraque:

Tropas britânicas põem fim a seis anos de presença no Iraque

A Grã-Bretanha pôs fim nesta sexta-feira a seis anos de presença militar no Iraque, que começou com a invasão liderada pelos Estados Unidos para derrubar o presidente Saddam Hussein em 2003.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG