Principais acontecimentos do mês de fevereiro de 2009

Seguem os principais acontecimentos registrados pela AFP em fevereiro de 2009:

AFP |

2 Fev

CARACAS:

Hugo Chávez comemora 10 anos no poder com presidentes da Alba

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, celebra 10 anos de poder na Venezuela, acompanhado de vários de seus pares da América Latina, numa reunião extraordinária da Alternativa Bolivariana para a América (Alba), sem abandonar sua intensa campanha pela aprovação da emenda constitucional da reeleição ilimitada.

VILLAVICENCIO, Colômbia:

Farc liberta ex-governador após sete anos de sequestro

A guerrilha colombiana das Farc libertou nesta terça-feira o ex-governador Alan Jara depois de sete anos e meio de sequestro.

TEERÃ:

Irã coloca em órbita seu primeiro satélite

O Irã anunciou ter colocado em órbita seu primeiro satélite, com a ajuda do foguete Safir-2, o que pode aumentar as preocupações da comunidade internacional sobre as capacidades balísticas da República Islâmica.

5 Fev

CALI, Colômbia:

Refém da guerrilha das Farc Sigifredo López é libertado

O helicóptero brasileiro com o símbolo da Cruz Vermelha Internacional que levava Sigifredo López, mantido refém da guerrilha das Farc por quase sete anos, aterrissou às 14h02 locais (17h02 de Brasília) desta quinta-feira no aeroporto de Cali, 500 km a sudoeste de Bogotá.

9 Fev

SYDNEY:

Incêndios na Austrália deixam 166 mortos

Pelo menos 166 pessoas morreram nos incêndios mais graves da história da Austrália, que estão devastando o sudeste do país, segundo um novo balanço divulgado nesta segunda-feira pela polícia.

(Austrália-Clima-Incêndio, 500 palavras, já transmitida)

ROMA:

Morre Eluana, a italiana em coma por 17 anos

A italiana Eluana, em coma há 17 anos depois de um acidente de carro, morreu, anunciou nesta segunda-feira o ministro italiano da Saúde, Maurizio Sacconi, aos senadores, reunidos para examinar um projeto de lei destinado a impedir a suspensão da alimentação da jovem, autorizada pela justiça. O Vaticano pediu a Deus perdão para os responsáveis pela morte da italiana.

10 Fev

WASHINGTON:

EUA aprovam 1,5 trilhão de dólares para salvar a economia

Os Estados Unidos tiveram hoje a terça-feira mais cara de sua história, com a aprovação pelo Senado do gigantesco plano de recuperação da economia elaborado pela administração Obama, que também apresentou uma nova estratégia para resgatar o sistema financeiro.

12 Fev

WASHINGTON:

Satélites russo e americano se chocam no espaço

Um satélite comercial americano foi destruído após uma colisão no espaço com um satélite militar russo, um acidente sem precedente que criou duas nuvens de destroços à deriva na atmosfera.

CHICAGO, EUA:

Cientistas concluem 60% do sequenciamento do genoma do homem de Neandertal

Um grupo de geneticistas e antropólogos europeus e americanos concluiu a primeira parte do sequenciamento do genoma do homem de Neandertal, o ancestral mais próximo do humano moderno, segundo comunicado divulgado nesta quinta-feira.

13 Fev

NOVA YORK, EUA:

Queda de avião em área residencial de Nova York deixa 50 mortos

As equipes de resgate encontraram nesta sexta-feira as caixas pretas em meio aos destroços ainda fumegantes do avião que caiu na noite anterior sobre uma casa no estado de Nova York, causando 50 mortos, num dos mais mortíferos acidentes da história recente dos Estados Unidos.

ZURIQUE, Suíça:

Brasileira agredida na Suíça não estava grávida, afirma a polícia

A brasileira Paula Oliveira, que afirma ter sido agredida por um grupo neonazista num subúrbio de Zurique, não estava grávida, indicou nesta sexta-feira a polícia local em comunicado, no qual coloca em dúvida a versão da vítima.

14 Fev

PESHAWAR, Paquistão:

Míssil americano mata 27 em campo de treinamento talibã no Paquistão

O disparo de um suposto míssil americano sobre um campo de treinamento de talibãs neste sábado matou 27 insurgentes, em sua maioria combatentes estrangeiros da Al-Qaeda, em uma região tribal paquistanesa próxima da fronteira afegã.

15 Fev

CARACAS, Venezuela:

Venezuelanos votam em referendo sobre reeleição ilimitada

Mais de 16 milhões de venezuelanos começaram a votar neste domingo em um referendo no qual decidirão se aprovam a possibilidade de reeleição sem limites do presidente e demais cargos majoritários.

16 Fev

CARACAS, Venezuela:

Emenda é aprovada e Hugo Chávez poderá disputar terceiro mandato

A emenda constitucional que propõe a reeleição ilimitada do presidente e demais cargos públicos na Venezuela foi aprovada com 54,36% dos votos no referendo realizado neste domingo na Venezuela, abrindo caminho para que o presidente Hugo Chávez possa disputar um terceiro mandato.

PARIS, França:

Submarinos nucleares protagonizam colisão inédita no fundo do mar

Dois submarinos nucleares, um francês e um britânico, se chocaram quando patrulhavam em águas profundas, um incidente inédito que não deixou feridos nem pôs em risco a segurança nuclear, anunciaram nesta segunda-feira a marinha dos dois países.

17 Fev

DENVER, EUA:

Obama promulga o plano de relançamento da economia

O presidente Barack Obama promulgou nesta terça-feira o multimilionário plano de reativação da economia que conseguiu fazer com que o Congresso aprovasse depois de uma longa batalha.

20 Fev

BERLIM, Alemanha:

Depois da estatização de bancos, Alemanha aprova plano econômico histórico

O parlamento alemão aprovou nesta sexta-feira o maior pacote de estímulo econômico desde o fim da Segunda Guerra Mundial, destinado a tirar a maior economia da Europa de sua pior recessão do pós-guerra.

23 Fev

HAVANA:

Raúl Castro completa um ano no poder

O presidente de Cuba, Raúl Castro, completa na terça-feira o primeiro ano de governo, com várias alianças na América Latina, fruto de uma ofensiva diplomática, e a perspectiva aberta de uma relação menos conflituosa com os Estados Unidos.

25 Fev

WASHINGTON, EUA:

Obama promete uma América mais forte, austera e responsável

O presidente americano, Barack Obama, garantiu nesta terça-feira que os Estados Unidos vão sair da atual crise econômica mais fortes do que nunca, em seu primeiro discurso no Congresso como chefe da nação, no qual também prometeu responsabilidade e austeridade.

26 Fev

CAMP LEJEUNE, EUA:

Obama anuncia retirada da maior parte das tropas do Iraque até agosto de 2010

O presidente Barack Obama anunciou nesta sexta-feira a partida da maior parte das tropas americanas do Iraque até o fim de agosto de 2010, para deixar uma força reduzida de algumas dezenas de milhares de homens antes da retirada total, prevista para antes do fim de 2011.

AFP

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG