Seguem os principais acontecimentos registrados pela AFP em agosto de 2009:

3 Ago

CARACAS, Venezuela:

Grupo armado ataca com bombas de gás lacrimogêneo TV venezuelana Globovisión

Várias pessoas armadas entraram nesta segunda-feira por volta do meio-dia na sede em Caracas do canal de notícias Globovisión, que se destaca pela crítica ao governo do presidente venezuelano Hugo Chávez, e lançaram duas bombas de gás lacrimogêneo contra suas dependências, informou María Fernanda Flores, uma das diretoras da emissora.

4 Ago

SEUL, Coreia do Sul:

Bill Clinton visita a Coreia do Norte e jornalistas americanas são libertadas

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Il, ordenou a libertação das duas jornalistas americanas detidas em março passado após visita surpresa do ex-presidente Bill Clinton com a missão de conseguir o indulto das profissionais.

5 Ago

TEERÃ:

Ahmadinejad toma posse e promete resistir às potências opressoras

O presidente ultraconservador iraniano, Mahmud Ahmadinejad, afirmou nesta quarta, durante seu discurso de posse de seu novo mandato ante os membros do parlamento, que o Irã continuará com sua resistência frente às "potências opressoras".

7 Ago

LONDRES, Reino Unido:

Ronald Biggs é oficialmente libertado, mas permanecerá no hospital

Ronald Biggs, o mais famoso dos autores do audacioso assalto ao trem pagador Glasgow-Londres em 1963 e que se refugiou no Brasil durante 30 anos para escapar da polícia, deixou a prisão nesta sexta-feira por razões médicas, segundo decisão tomada na véspera pelo ministro da Justiça britânico, Jack Straw.

10 Ago

QUITO, Colômbia:

Presidente do Equador toma posse e propõe um controle sobre a imprensa

O presidente do Equador, Rafael Correia, que prestou juramento nesta segunda-feira para um segundo mandato de quatro anos, propôs aos países da região que estabeleçam "formas de controlar os excessos da imprensa".

11 Ago

YANGUN, Mianmar:

Justiça de Mianmar volta a condenar Nobel da Paz

A líder opositora e Prêmio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi foi condenada a três anos de prisão e trabalhos forçados por um tribunal de Mianmar nesta terça-feira, mas provavelmente temendo a reação da comunidade internacional a junta militar que governa o país reduziu a pena a 18 meses de prisão domiciliar.

14 Ago

CHISHAN, Taiwan:

Taiwan: número de mortos pelo tufão pode passar de 500

O número de mortos do tufão Morakot em Taiwan, que provocou as piores inundações em 50 anos, pode chegar a 500 mortos, com o desaparecimento de 300 pessoas em um povoado da região montanhosa do sul, afirmou nesta sexta-feira o presidente taiwanês Ma Ying-jeou.

15 Ago

YANGUN:

Democrata tem encontros históricos em Mianmar e obtém liberdade de americano

O senador democrata americano Jim Webb, ligado ao presidente Barack Obama, teve neste sábado um encontro histórico com o general Than Shwe, chefe da junta militar que governa Mianmar, antes de se reunir com a líder opositora Aung San Suu Kyi e obter a libertação do americano John Yettaw.

16 Ago

CIDADE DO KUWAIT:

Incêndio em casamento mata 41 mulheres e crianças

Quarenta e uma pessoas, todas mulheres e crianças, morreram na noite de sábado pisoteadas ou carbonizadas em um incêndio em uma tenda instalada para celebrar um casamento perto da capital do Kuwait, em uma tragédia que também deixou dezenas de feridos.

19 Ago

BAGDÁ, Iraque:

Massacre em Bagdá: atentados deixam quase 100 mortos

Uma série de atentados devastadores em Bagdá deixou cerca de 100 mortos e centenas de feridos nesta quarta-feira, no dia mais sangrento na capital iraquiana desde que as tropas americanas se retiraram das cidades do país no fim de junho.

20 Ago

CABUL, Afeganistão:

Eleições no Afeganistão com poucos atentados e preocupação por abstenções

Os afegãos votaram nesta quinta-feira com relativa calma, apesar dos esporádicos ataques talibãs, embora a taxa de participação nestas eleições presidenciais e provinciais possa ser muito inferior à das consultas realizadas desde a queda dos islamitas em 2001.

EDIMBURGO, Reino Unido:

Escócia liberta condenado por atentado de Lockerbie por motivos humanitários

A Escócia anunciou nesta quinta-feira a decisão de, por razões humanitárias, libertar o líbio Abdelbaset Ali Mohamed al Megrahi, único condenado pelo atentado de Lockerbie em 1988, a maior tragédia terrorista da história da Grã-Bretanha.

21 Ago

CABUL, Afeganistão:

Apuração chega ao fim; Karzai e Abdullah se declaram vencedores

Os dois principais candidatos na eleição presidencial do Afeganistão, o atual chefe de Estado Hamid Karzai e seu ex-ministro Abdullah Abdullah, afirmaram nesta sexta-feira que lideram a apuração dos votos, mas a Comissão Eleitoral se recusou a confirmar qualquer resulgado.

26 Ago

WASHINGTON, EUA:

Morre o senador Ted Kennedy, encerrando saga familiar na política americana

O senador americano Edward 'Ted' Kennedy faleceu na noite de terça-feira, vítima de um câncer cerebral aos 77 anos, após uma longa carreira em defesa da educação e da saúde, anunciou a família, um fato que encerra uma saga que dominou a política dos Estados Unidos desde os anos 1960.

27 ago

MONTEVIDÉU, Uruguai:

Deputados uruguaios aprovam adoção de crianças por casais homossexuais

A Câmara de Deputados do Uruguai aprovou nesta quinta-feira um projeto que legaliza a adoção de crianças por casais homossexuais, uma situação inédita na América Latina, e a iniciativa retorna ao Senado para uma segunda leitura.

28

SEUL, Coreia do Sul:

Coreias voltam a autorizar visitas familiares

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul assinaram acordo nesta sexta-feira para autorizar novamente as visitas entre as famílias separadas de um e de outro lado de suas fronteiras, anunciou a agência sul-coreana Yonhap.

30

TÓQUIO, Japão:

Oposição vence no Japão, premier anuncia renúncia

Os japoneses votaram em massa neste domingo em favor da oposição centrista, que prometeu uma política mais social, após 54 anos de domínio conservador na segunda maior economia do planeta.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.