Principais acontecimentos do mês de abril de 2009

Seguem os principais acontecimentos registrados pela AFP em março de 2009:

AFP |

1 Abr

PARIS, França:

Lula e Sarkozy defendem a necessidade de uma regulação financeira mundial

França e Brasil compartilham de uma total identidade de opiniões sobre a necessidade de uma regulação mundial, declarou nesta quarta-feira o presidente francês Nicolas Sarkozy, na véspera da cúpula do G-20 em Londres, depois de se reunir, em Paris, com o presidente Luiz Inacio Lula de Silva.

3 Abr

NOVA YORK, EUA:

Homem abre fogo em associação de ajuda a imigrantes e mata pelo menos 12

Pelo menos doze pessoas morreram nesta sexta-feira quando um homem abriu fogo em uma associação de ajuda a imigrantes no nordeste dos Estados Unidos, provocando o maior massacre no país desde o da Universidade Virginia Tech há dois anos. Entre os mortos, há um brasileiro.

5 Abr

SEUL, Coreia do Sul

Coreia do Norte desafia o mundo com lançamento de foguete de longo alcance

A Coreia del Norte desafiou neste domingo a comunidade internacional com o lançamento de um foguete de longo alcance, o Taepodong-2, um ato que o presidente norte-americano, Barack Obama, classificou de "provocação" e que requer uma resposta veemente.

6 Abr

L'AQUILA:

Terremoto no centro da Itália deixa mais de 150 mortos, numa primeira estimativa

Pelo menos 150 pessoas morreram e 70.000 ficaram desabrigadas nesta segunda-feira em um dos terremotos mais graves registrado na Itália na última década, que destruiu casas, edifícios e igrejas da histórica cidade de L'Aquila, na região central do país e ao leste de Roma.

7 Abr

L'AQUILA, Itália:

A terra volta a tremer na Itália, pelo menos 228 mortos

A terra continuou a tremer nesta terça-feira no centro da Itália, no dia seguinte ao violento terremoto que deixou pelo menos 228 mortos e milhares de desabrigados, segundo números ainda provisórios.

LIMA, Peru:

Fujimori condenado a ficar na prisão até 2032

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori foi condenado nesta terça-feira a 25 anos de prisão por violações aos direitos humanos, entre elas massacres de civis praticados por "esquadrões da morte", durante sua presidência, de 1990 a 2000. Ao saber da condenação, o ex-presidente anunciou, em seguida, que entrará logo com a apelação da sentença.

9 Abr

LONDRES, Reino Unido:

Chefe da seção antiterrorista da Scotland Yard demite-se por imprudência

O chefe da seção antiterrorista da Scotland Yard, Bob Quick, demitiu-se nesta quinta-feira do cargo por ter-se exposto, diante de câmaras fotográficas, com um documento secreto em mãos - uma imprudência que obrigou a polícia britânica a precipitar uma operação policial.

12 Abr

BANGCOC, Tailândia:

Estado de emergência é decretado em Bangcoc

O estado de emergência foi decretado neste domingo em Bangcoc, onde militares armados patrulham as ruas depois de manifestações contra o governo durante as quais tiros foram disparados e o primeiro-ministro foi perseguido por opositores.

13 Abr

WASHINGTON, EUA:

Obama elimina restrições a viagens e remesas de familiares a Cuba

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, levantou nesta segunda-feira todas as restrições de viagens e envio de remessas para os cidadãos cubano-americanos que têm família em Cuba, confirmou a Casa Branca.

16

MOSCOU, Rússia:

Rússia anuncia o fim das operações antiterroristas na Chechênia

A Rússia encerrou nesta quinta-feira quase uma década de operações antiterroristas na Chechênia, virando a página de um conflito que durante muito tempo manchou sua imagem no exterior, mas ainda há guerrilhas ativas no Cáucaso russo.

17 Abr

SHERZAD, Afeganistão:

22 mortos em dois terremotos no Afeganistão

Os moradores de seis povoados do leste do Afeganistão começaram a enterrar nesta sexta-feira os 22 mortos dos dois terremotos registrados na madrugada passada, que também destruíram 200 casas, informaram as autoridades locais.

18 Abr

TEERÃ:

Irã: oito anos de prisão para jornalista iraniano-americana por "espionagem"

A jornalista iraniano-americana Roxana Saberi, julgada em Teerã por espionagem a favor dos Estados Unidos, foi condenada a oito anos de prisão, apesar dos pedidos de Washington por sua libertação.

22 Abr

ASSUNÇÃO, Paraguai:

Terceira mulher afirma ter filho com o presidente do Paraguai

Uma terceira mulher que afirma ter tido um filho com o presidente Fernando Lugo apareceu nesta quarta-feira no Paraguai, em meio a um ambiente conturbado que obrigou o ex-bispo católico a suspender uma viagem a Washington.

23 Abr

BAQUBA, Iraque

Atentados deixam mais de 70 mortos no Iraque

As forças iraquianas indicaram ter prendido nesta quinta-feira o misterioso chefe da Al-Qaeda no Iraque, num dia marcado pela intensificação da violência com a morte de 73 pessoas em dois atentados suicidas. O pior deles teria deixado pelo menos 45 mortos em um restaurante perto de Baaquba, a nordeste de Bagdá, anunciou nesta quinta-feira um oficial do Exército iraquiano.

24 Abr

WASHINGTON:

G20 busca respostas para superar a crise financeira mundial

Os ministros da Economia do G20 se reúnem nesta sexta-feira, em Washington, para analisar a evolução da crise finaneira mundial e buscar respostas conjuntas que permitam reativar a economia global.

BAGDÁ, Iraque:

Iraque: 55 mortos em atentado duplo em Bagdá

Cinquenta e cinco pessoas morreram e 125 ficaram feridas em um duplo atentado suicida cometido nas proximidades de um santuário xiita do bairro de Khadamiyah, em Bagdá, anunciuo uma fonte do ministério da Defesa.

26 Abr

WASHINGTON, EUA:

EUA declaram emergência sanitária por gripe suína

Os Estados Unidos declararam estado de emergência sanitária neste domingo devido à gripe suína, depois de confirmados 20 casos de contágio no país e o anúncio de que a doença poderá se estender nos próximos dias.

(Saúde-gripe-México-EUA,Prev, 434 palavras, já transmitida)

27 Abr

CIDADE DO MÉXICO:

Sobem a 149 os mortos prováveis pela gripe suína no México

Os mortos prováveis vítimas da epidemia de gripe suína no México ascenderam a 149, mas com ainda 20 casos confirmados, informou nesta segunda-feira o secretário de Saúde federal, José Ángel Córdova.

29 Abr

WASHINGTON, EUA:

Cem dias de Obama no poder: "Empreendemos a tarefa de reconstruir os EUA"

O novo governo dos Estados Unidos "empreendeu a tarefa de reconstruir os Estados Unidos", disse nesta quarta-feira o presidente Barack Obama à multidão concentrada no estado centro-ocidental de Missouri, ao completar cem dias no cargo.

AFP

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG