Primeiros resultados apontam vitória de ex-premiê em Bangladesh

Daca, 29 dez (EFE).- A Liga Awami, da ex-primeira-ministra bengalesa Sheikh Hasina lidera a apuração dos votos nas eleições realizadas hoje em Bangladesh, segundo resultados ainda parciais, mas que parecem dar-lhe uma contundente vitória.

EFE |

Após a apuração dos votos correspondentes a 77 das 299 cadeiras em disputa, o bloco liderado pela Liga obteve 60 deles contra 17 do rival, o Partido Nacionalista de Bangladesh (BNP), informou a agência "UNB".

A mesma tendência oferecem os dados divulgados por outros meios eletrônicos bengaleses, que a Comissão Eleitoral ainda não confirmou oficialmente.

De acordo com a apuração do portal "Bdnews24.com", a aliança que lidera a Liga de Hasina garantiu 66 cadeiras contra apenas cinco do bloco do BNP.

Os resultados devem ser completamente divulgados até amanhã.

Após a vitória contundente da Liga que apontam estes dados parciais, o secretário do BNP, Ruhul Kabir Rizvi, afirmou em entrevista coletiva que seu partido tem provas de irregularidades maciças durante a votação.

Rizvi, citado pela "UNB", se recusou a fazer qualquer comentário sobre os primeiros resultados e disse que os líderes do partido darão sua reação amanhã.

Hasina já comandou o Governo de 1996 a 2001, entre dois mandatos do BNP de Khaleda Zia.

A profunda rivalidade entre as duas mulheres desandou, no inverno (no Hemisfério Norte) de 2006 para 2007, em uma onda de violência política que levou o então presidente, Iajuddin Ahmed, a declarar estado de exceção e suspender a eleição que estava prevista para 22 de janeiro de 2007.

O estado de exceção foi revogado no último dia 17. EFE ja/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG