Primeiro-ministro tailandês remodela gabinete para conter críticas

Bangcoc, 3 ago (EFE).- O primeiro-ministro da Tailândia, Samak Sundaravej, anunciou hoje uma ampla remodelação de seu gabinete, para tentar deter sua queda de popularidade e aplacar os pedidos de renúncia.

EFE |

Kovit Wattana, um general reformado da Polícia, será o novo ministro do Interior, em substituição a Chalerm Yoobamrung, acusado de ter instigado uma surra contra opositores no nordeste do país, que deixou mais de 20 manifestantes feridos.

Sundaravej designou como titular de Comércio Chaiya Sasomsup, que abandonou há menos de um mês o Ministério da Saúde, por ocultar parte do patrimônio de sua esposa.

O Executivo tailandês, liderado pelo Partido do Poder do Povo (PPP), está imerso em uma grave crise, após a saída de vários ministros, uma recente investigação do Tribunal Supremo contra três deles e a retirada da coalizão governamental do partido Puea Pandin, que tem 24 cadeiras no Parlamento.

Após vencer as eleições legislativas de dezembro, o PPP, fundado por seguidores do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, formou uma coalizão com outras cinco legendas, para controlar 316 dos 480 assentos da Câmara Baixa.

Há dois meses, a oposição passou à ofensiva e realiza constantes manifestações em Bangcoc para reivindicar a saída de Sundaravej.

Os manifestantes recriminam sua gestão econômica, que gerou a taxa de inflação mais alta no país desde a crise financeira asiática de uma década atrás, e lhe acusam de ser uma marionete de Shinawatra.

Shinawatra, tirado do poder em setembro de 2006 por um golpe de Estado, retornou à Tailândia após um ano e meio de exílio no Reino Unido, após o triunfo no pleito do PPP.

O multimilionário e atual dono do clube de futebol inglês Manchester City enfrenta agora diversos processos judiciais abertos contra ele por suposta corrupção e desvio de fundos públicos durante seus quase seis anos de mandato. EFE tai/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG