um assunto interno - Mundo - iG" /

Primeiro-ministro sírio afirma que crise libanesa é um assunto interno

Sana, 11 mai (EFE).- O primeiro-ministro da Síria, Naji Otri, afirmou hoje que a crise libanesa é um assunto interno, em aparente alusão a que Damasco não tenha intenção de pressionar seus aliados da oposição libanesa para ajudar a solucionar a crise neste país.

EFE |

"Antes pediam à Síria que não interviesse no Líbano e agora lamentam que a Síria não intervenha no Líbano. Queremos saber a opinião dos irmãos árabes sobre este assunto", declarou Otri aos jornalistas no final de uma visita que realizou hoje ao Iêmen.

Ele fazia alusão à exigência do Ocidente e de vários países árabes, como o Egito e a Arábia Saudita, para que o Irã e a Síria pressionem a oposição libanesa, especialmente o Hisbolá, para que flexibilizem sua postura para acabar com o vácuo presidencial que o Líbano vive desde novembro passado.

Os EUA responsabilizaram recentemente a Síria e o Irã pela violência dos últimos dias no Líbano - que causou a morte de dezenas de pessoas - ao considerarem que estes países incitaram o Hisbolá a pegar em armas contra o Governo da maioria parlamentar do primeiro-ministro libanês, o sunita Fouad Siniora.

"O que está acontecendo no Líbano é um assunto interno. Acho que o melhor é que os grupos libaneses iniciem um diálogo para chegar a um acordo entre eles", acrescentou Otri. EFE ja/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG