Primeiro-ministro japonês viaja a Washington

Tóquio, 13 nov (EFE).- O primeiro-ministro japonês, Taro Aso, partiu hoje a Washington para assistir à cúpula do G20 que debaterá a reforma do sistema financeiro global.

EFE |

Além de participar da cúpula, o chefe do Governo japonês deve ter vários encontros bilaterais, entre eles com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo a agência local "Kyodo".

Amanhã, Aso já tem confirmados dois encontros, com o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, e com o presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono.

O premiê japonês deve apresentar na cúpula, que será realizada entre sexta-feira e sábado, uma proposta para destinar até US$ 104,4 bilhões da grande reserva japonesa em moeda estrangeira para empréstimos de emergência do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Segundo a minuta da proposta, o Japão proporá emprestar parte de suas reservas estrangeiras de US$ 980 bilhões para que o FMI possa oferecer empréstimos, caso houvesse escassez de fundos.

Apesar de a quantidade exata não estar decidida, o máximo será de 10% das reservas estrangeiras do Japão, as segundas maiores do mundo, depois da China.

Na cúpula em Washington, a representação japonesa proporá que também forneçam fundos outros países com grandes reservas de divisas como China e as nações petrolíferas do Oriente Médio. EFE psh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG