Primeiro-ministro japonês diz que Kim Jong-il está no hospital

TÓQUIO - O primeiro-ministro japonês, Taro Aso, afirmou hoje em comparecimento na Câmara Alta que o líder norte-coreano, Kim Jong-il, está no hospital e que um médico francês viajou para atendê-lo.

EFE |

Aso respondeu assim a uma pergunta parlamentar sobre as imagens obtidas por uma TV japonesa do filho de Kim em Paris, onde estaria procurando um médico para o pai.

O primeiro-ministro do Japão disse que, antes de a televisão captar a imagem, o Governo japonês já sabia que o filho de Kim estava em Paris, "através de seus serviços de inteligência".

Segundo Aso, Kim não está muito bem, mas não se encontra tão mal para que "não possa formar um julgamento".

O chefe da Agência de Inteligência sul-coreana afirmou hoje que o ditador norte-coreano parece estar se recuperando de um derrame sofrido em agosto.

"Suficientemente bem"

Em um comparecimento a portas fechadas diante de um comitê parlamentar em Seul, o chefe da espionagem sul-coreano disse que Kim Jong-il parece estar suficientemente bem para realizar seu trabalho diário, embora não esteja totalmente recuperado.

Além disso, o chefe da espionagem confirmou que o filho mais velho do líder norte-coreano, Kim Jong-nam, viajou à França na semana passada, depois que a imprensa japonesa disse que ele havia viajado para uma reunião com um neurocirurgião a fim de consultar sobre a saúde do pai.

O líder norte-coreano não compareceu, no último dia 9 de setembro, ao desfile militar com o qual a Coréia do Norte, regime comunista com potencial nuclear, comemorou os 60 anos de sua fundação, o que despertou várias especulações sobre sua saúde.

Fontes dos serviços de inteligência dos Estados Unidos afirmaram na época que o líder norte-coreano havia sofrido um derrame cerebral e havia feito um cirurgia, da qual estava se recuperando pouco a pouco.

Desde então, Kim não foi visto em público na televisão, mas foram divulgadas este mês fotografias de sua suposta visita a um centro militar.

Leia mais sobre Kim Jong-il

    Leia tudo sobre: coreia do nortecoréia do norte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG