Abu Dhabi, 6 jul (EFE).- O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, chegou hoje aos Emirados Árabes Unidos em uma visita oficial de dois dias, na qual buscará mais apoio árabe aos planos políticos e econômicos de seu Governo.

Maliki foi recebido em Abu Dhabi pelo vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos, xeque Mohamad bin Rashed, assim como pelo príncipe herdeiro e vice-comandante das Forças Armadas, xeque Mohamad bin Zayed, e deve se reunir com o presidente do país, xeque Khalifa bin Zayed.

A visita de Maliki ocorre um mês depois da histórica viagem realizada pelo ministro de Assuntos Exteriores árabe, xeque Abdullah bin Zayed, a Bagdá, onde anunciou a intenção dos Emirados Árabes Unidos de reabrir sua embaixada e nomear um embaixador na capital iraquiana.

O xeque Abdallah se transformou, em 5 de junho, no primeiro alto responsável árabe a visitar o Iraque desde a derrubada, em março de 2003, do regime de Saddam Hussein.

Os Emirados Árabes Unidos, entre outros países árabes aliados de Washington, foram alvo nos últimos meses de crescentes pressões americanas para reabrir suas embaixadas em Bagdá em apoio ao Governo do xiita Nouri al-Maliki. EFE fa/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.