Jacarta, 28 abr (EFE).- O primeiro-ministro do Timor-Leste, Xanana Gusmão, iniciará hoje sua primeira visita oficial à Indonésia, durante a qual se reunirá com o presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, ministros e membros da comunidade empresarial.

Xanana Gusmão deve chegar às 20h (10h de Brasília) ao aeroporto de Halim Perdanakusuma e na terça-feira será recebido pelo presidente da Indonésia em sua residência oficial.

Depois, segundo o porta-voz da Presidência indonésia, Dino Patti Djalal, os dois dirigentes se reunirão para falar sobre o desenvolvimento das relações bilaterais, um assunto historicamente complexo, já que o Timor-Leste conseguiu a independência em 2002, após 24 anos de invasão por parte das tropas indonésias.

A visita ocorre apenas alguns dias antes da data prevista para a publicação de um relatório da Comissão da Verdade e Amizade (CFT, em inglês) entre a Indonésia e o Timor-Leste sobre as graves violações dos direitos humanos cometidas em 1999 durante o processo consultivo que conduziu o Timor-Leste à independência.

Leia mais sobre: Timor-Leste

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.