Primeiro-ministro do Iraque viaja para supervisionar ofensiva contra Al Qaeda

Bagdá, 14 mai (EFE).- O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, chegou hoje à cidade de Mossul, 400 quilômetros ao norte de Bagdá, em uma viagem surpresa para supervisionar pessoalmente a campanha das tropas iraquianas contra a rede terrorista Al Qaeda.

EFE |

Segundo a televisão oficial iraquiana "Al Iraqiya", essa é a primeira visita do chefe do Governo do Iraque a essa região em meses.

A viagem de Maliki a Mossul, terceira maior cidade do país, acontece quatro dias depois do começo da operação Rugido do Leão, uma ofensiva em grande escala do Exército iraquiano contra as bases da Al Qaeda na região.

Maliki chegou acompanhado do seu conselheiro de Segurança Nacional, Mouwafak al-Rubiei, e foi recebido no aeroporto pelos ministros da Defesa e de Interior, que já estão na cidade.

Pelo menos 500 rebeldes já foram detidos desde o início da operação Rugido do Leão, no sábado passado, segundo anunciou na terça-feira o titular de Interior, Jawad al-Bulani, em entrevista coletiva.

A campanha militar é a confirmação da promessa que Maliki havia feito em janeiro, quando anunciou o início do que chamou de "batalha final" contra a Al Qaeda na região.

No último ano, a rede terrorista ganhou força nessa província ao sul, depois que as milícias sunitas os expulsaram de regiões como Diyala e Al-Anbar. EFE ah/rr/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG