Porto Príncipe, 27 jan (EFE).- O primeiro-ministro haitiano, Jean Max Bellerive, previu hoje um período de reconstrução de quatro a cinco anos para que o país volte para onde estava antes do último dia 12, quando um forte terremoto devastou boa parte do território do Haiti.

Durante uma entrevista coletiva, Bellerive disse estar satisfeito com os resultados da Conferência Internacional sobre o Haiti, realizada na segunda-feira no Canadá. Para o primeiro-ministro, ficou claro que o principal responsável pela reconstrução será o próprio Governo haitiano.

Bellerive reconheceu os problemas enfrentados em relação à ajuda humanitária, principalmente no que diz respeito à distribuição de alimentos, e anunciou uma nova estratégia para que essa ajuda chegue efetivamente à população durante os próximos meses.

Além disso, o primeiro-ministro se disse preocupado com o surgimento de projetos de construção sem controle e disse que seu Governo vai pedir ao Canadá um estudo sismológico e geológico antes de estabelecer um vasto plano de reassentamento da população. EFE fjo/bba

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.