Primeiro-ministro diz que reconstrução do Haiti levará 4 ou 5 anos

Porto Príncipe, 27 jan (EFE).- O primeiro-ministro haitiano, Jean Max Bellerive, previu hoje um período de reconstrução de quatro a cinco anos para que o país volte para onde estava antes do último dia 12, quando um forte terremoto devastou boa parte do território do Haiti.

EFE |

Durante uma entrevista coletiva, Bellerive disse estar satisfeito com os resultados da Conferência Internacional sobre o Haiti, realizada na segunda-feira no Canadá. Para o primeiro-ministro, ficou claro que o principal responsável pela reconstrução será o próprio Governo haitiano.

Bellerive reconheceu os problemas enfrentados em relação à ajuda humanitária, principalmente no que diz respeito à distribuição de alimentos, e anunciou uma nova estratégia para que essa ajuda chegue efetivamente à população durante os próximos meses.

Além disso, o primeiro-ministro se disse preocupado com o surgimento de projetos de construção sem controle e disse que seu Governo vai pedir ao Canadá um estudo sismológico e geológico antes de estabelecer um vasto plano de reassentamento da população. EFE fjo/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG