logo sua reconstrução - Mundo - iG" /

Primeiro-ministro diz que Haiti quer iniciar logo sua reconstrução

Santo Domingo, 13 fev (EFE).- O primeiro-ministro do Haiti, Jean Max Bellerive, disse hoje em Santo Domingo (capital da República Dominicana) que seu país deve iniciar sua reconstrução logo, inclusive antes mesmo que a comunidade internacional determine um plano para a reconstrução.

EFE |

Bellerive liderou hoje a missão técnica de seu país que se reuniu com funcionários dominicanos para trabalhar em um plano bilateral para a reconstrução e desenvolvimento da nação haitiana após o terremoto do último dia 12 de janeiro.

Sobre a situação econômica em seu país após a tragédia, Bellerive assinalou que, em janeiro passado, as arrecadações fiscais representaram 10% do previsto, cerca de 50% do necessário para pagar os salários dos empregados públicos.

O ministro da Economia dominicano, Temistocles Montás, anunciou hoje a realização, em Santo Domingo, nos próximos dias 17 e 18 de março, de uma reunião de alto nível técnico dos países doadores para abordar a situação do Haiti.

O encontro terá representantes de Japão, Estados Unidos, França, Canadá e União Europeia, entre outras nações que têm interesse em participar deste processo para reconstruir o Haiti, disse Montás.

A reconstrução do Haiti, segundo o líder dominicano, Leonel Fernández, custaria cerca de US$ 10 bilhões, e consistirá em um programa de cinco anos para ajudar o país a fortalecer suas instituições e sua democracia. EFE mf/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG