Primeiro-ministro designado de Taiwan anuncia novos cargos

Taipé, 28 abr (EFE).- O primeiro-ministro designado de Taiwan, Liu Chao-shiuan, anunciou nesta segunda-feira, em entrevista coletiva, novas nomeações para seu Governo que tomará o poder no dia 20 de maio.

EFE |

Entre os novos membros do futuro Governo surpreendeu a presença de Lai Shin-iuan, ex-legisladora da independentista União Solidariedade de Taiwan, que será a presidente do Conselho de Assuntos Chineses.

O primeiro-ministro nomeou ministro da Defesa a Chen Chao-min, atual vice-ministro desse Ministério; ministro da Educação a Cheng Juei-cheng, ex-reitor da Universidade Chengchi; e ministro das Finanças a Lee Shu-deh, secretário-geral do Governo Municipal de Taipé.

Shi Ja-ping será o novo diretor-geral do Escritório de Informação do Governo; Li Lo-chuan, reitor da Universidade Central, presidente do Conselho Cientítico Nacional; Huang Bi-duan, presidente do Conselho de Cultura; e Chang Chin-fu, reitor da Universidade Chi Nan, ministro sem pasta.

Observadores políticos na ilha consideram que a nomeação de Lai para o cargo de presidente do Conselho de Assuntos Chineses não será bem recebido em Pequim, visto o histórico crítico em relação à China da ex-legisladora.

A designação de Lai ajudará a melhorar as relações com o opositor Partido Democrata Progressista, e servirá de contrapeso à nomeação de Chiang Ping-kun, dirigente muito próximo à China, como máximo negociador com Pequim, acrescentam os analistas na ilha.

O presidente eleito de Taiwan, Ma Ying-jeou, do Partido Kuomintang (KMT), tomará posse de seu cargo no dia 20 de maio, e nesse mesmo dia também o fará o Governo, liderado por Liu Chao-shiun, atual reitor da Universidade Soochow. EFE flp/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG