Primeiro-ministro de Luxemburgo defende criação de FMI europeu

Luxemburgo, 9 mar (EFE).- O debate sobre a criação de um fundo monetário europeu, nos moldes do Fundo Monetário Internacional (FMI), ganhou força hoje com a adesão à ideia do presidente do Eurogrupo (países da zona do euro), o luxemburguês Jean-Claude Juncker.

EFE |

O objetivo do órgão é ajudar os países que se encontram em uma situação financeira delicada e evitar crises como a da Grécia.

"Temos que discutir isso. Há centenas de perguntas que é preciso responder, mas, basicamente, estamos de acordo com o que propôs o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schauble", afirmou Juncker, que também é primeiro-ministro de Luxemburgo.

O presidente falou sobre o assunto hoje com a chanceler alemã, Angela Merkel, durante uma visita oficial da líder ao Grão-Ducado de Luxemburgo, um dia depois de ela defender um debate sobre o fundo.

Questionados sobre a possibilidade de a medida desestabilizar Estados com finanças públicas em dia, tanto Juncker como Merkel disseram que a ajuda só seria empregada em casos excepcionais.

"Os países não poderão utilizar isto para aumentar a despesa. Não haverá um seguro de ajuda desnecessária em nível europeu. Cada país tem que assumir a sua responsabilidade e isto só será empregado em casos excepcionais", declarou Juncker.

Juncker e Merkel também declararam que o fundo não servirá para fazer frente aos problemas da Grécia, já que é preciso debatê-lo antes de sua aprovação por parte dos países.

As regras atuais da UE impedem o resgate de um Estado-membro da zona do euro.

Os líderes destacaram que as medidas de saneamento apresentadas pelo primeiro-ministro grego, Yorgos Papandreu, na semana passada serão suficientes para convencer os mercados da solidez do país.

"Na minha opinião, a Grécia não precisa de nenhuma ajuda financeira. Vejo uma evolução relativamente positiva", afirmou Merkel após seu encontro com Juncker. EFE mgs/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG