Primeiro-ministro chinês diz que terremoto foi o pior desde 1949 no país

O terremoto que atingiu o sudoeste da China na segunda-feira foi o mais destrutivo no país desde 1949, disse nesta sexta-feira o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, segundo a imprensa estatal.

AFP |

O tremor de 7,9 graus na escala Richter afetou, principalmente, a província de Sichuan, onde as autoridades estimam pelo menos 50.000 mortos.

Wen afirmou ainda que o terremoto foi "o maior impacto" sofrido pelo país desde a fundação da República Popular da China, em 1949, segundo a agência de notícias oficial Nova China.

Segundo Wen Jiabao, o tremor de segunda-feira foi mais forte que o terremoto de Tangshan, em 1976, que matou 240 mil pessoas.

Wen Jiabao, que chorou na televisão e incentivou os socorristas com megafone durante trabalhos de resgate, destacou a "ordem que o país tem conseguido manter nas últimas 80 horas".

"Salvar vidas é a nossa prioridade absoluta, enquanto houver esperança de sobrevivência", disse o premier, que pediu à população que mantenha a calma.

Segundo a Nova China, Wen determinou às autoridades que dêem atenção especial à prevenção de epidemias e à entrega de alimentos e gêneros de primeira necessidade.

"Vamos empregar todas as nossas forças para salvar vidas, custe o que custar. A vida é o bem mais precioso".

pst/ap/LR/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG