Primeiro-ministro belga confirma que não continuará no cargo

Bruxelas, 21 dez (EFE) - O porta-voz do até agora primeiro-ministro belga, Yves Leterme, confirmou hoje à noite à agência de notícias Belga que não continuará no cargo, nem fará parte da nova formação do Governo proposta pelo rei Alberto II.

EFE |

O próprio Leterme expressou seu desejo de não desempenhar "nenhum papel no próximo Executivo", confirmou a mesma fonte.

Nesta tarde já se descartava que Leterme, após perder toda a credibilidade depois de quatro tentativas de renúncia e reiteradas crises nesta legislatura, retomaria o cargo, mas ainda havia a possibilidade de o rei lhe oferecer o posto de ministro encarregado de Orçamento na nova coalizão.

Nestes momentos, o monarca está reunido com a presidente do Partido Democrata-Cristão Flamengo (CD&V), Marianne Thyssen, que lidera a coalizão governamental, após não ter recebido durante o dia nenhum líder político, como tinha anunciado a Casa Real.

Os rumores de que o novo chefe do Governo poderia ser o atual presidente do Congresso, Herman van Rompuy, diminuíram e cada vez ganha mais força a hipótese de que o eleito será o ex-primeiro-ministro Jean-Luc Dehaene (CD&V).

O jornal flamenco "De Standaard" assegura que Dehaene estaria disposto a aceitar o desafio, mas só transitoriamente, até as eleições regionais e européias de junho.

Thyssen preferiria, no entanto, que o substituto de Leterme permanecesse no cargo até o final da legislatura, em 2011, segundo este periódico.

Após três dias de negociações, Alberto II ainda não admitiu a renúncia do Executivo, nem sugeriu uma forma de tirar o país da crise.

A Bélgica está imersa na incerteza desde que o plenário do Governo apresentou sua renúncia na sexta-feira, após ter sido acusado de pressionar o Poder Judiciário para evitar a interrupção do processo de venda do Fortis, a principal entidade bancária e de seguros do país e o maior empregador privado. EFE mrn/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG