Primeiro transplante mundial de rosto com mandíbula e língua evolui muito bem

Valência (Espanha), 21 ago (EFE).- O homem de 43 anos que recebeu o primeiro transplante do mundo de rosto que inclui mandíbula e língua, realizado no Hospital La Fe de Valência (leste da Espanha), evolui muito bem.

EFE |

O doutor Pedro Cavadas, coordenador da equipe de mais de 30 pessoas que participou desta intervenção cirúrgica, disse hoje em entrevista coletiva que o paciente está consciente e que poderia receber alta em uma semana.

Trata-se do primeiro transplante de rosto da Espanha e o oitavo no mundo (quatro na França, dois nos Estados Unidos e um na China), embora seja o primeiro que incluiu mandíbula e língua.

Cavadas preparava há mais de um ano o paciente, um homem em que "complicações de radioterapia" o deixaram sem a metade inferior do rosto há onze anos.

O transplante, dos lábios até a base do pescoço, permitirá que o paciente possa voltar a falar e engolir, a recuperar a sensibilidade do rosto, da língua e, inclusive, recuperar parte do paladar, após uma reabilitação que durará cerca de um ano.

Cavadas informou que o paciente pode deixar o hospital dentro de uma semana ou dez dias e que recomeçará a reabilitação dentro de um mês.

Sua recuperação física levará cerca de um ano, embora a psicológica "já está feita", afirmou o cirurgião.

Segundo ele, "o benefício de recuperar um aspecto que lhe permita recuperar a dignidade humana já é um fato".

"Ele já se viu no espelho e está encantado", revelou Cavadas, acrescentando que a reação do paciente, que já tinha passado por várias cirurgia de reconstrução facial sem sucesso, "é incrivelmente positiva" e está "rindo à toa", tanto ele como sua mãe estão "encantados".

A cirurgia, que durou mais de quinze horas, teve uma preparação prévia que incluiu várias "simulações anatômicas em cadáveres", assim como uma cirurgia há mais de três meses para "identificar os nervos sensíveis e motores que seriam necessários no transplante".

EFE nac/fk

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG