Primeiro navio de guerra japonês atraca na China desde Segunda Guerra Mundial

Pequim, 24 jun (EFE).- O Sazanami, o primeiro navio de guerra japonês a visitar a China desde a Segunda Guerra Mundial, atracou hoje no porto de Zhanjiang, na província de Cantão, com material destinado às vítimas do devastador terremoto de 12 de maio, informou a agência oficial chinesa Xinhua.

EFE |

A visita da embarcação, um destróier de 4,5 toneladas com 240 oficiais japoneses a bordo e que zarpou do porto de Kure, é uma resposta à realizada em novembro de 2007 pelo navio chinês Shenzhen ao Japão, também a primeira desde a Segunda Guerra Mundial.

A chegada do Sazanami, que ficará no local por cinco dias, foi interpretada pela imprensa internacional como um avanço nas relações bilaterais entre as duas principais potências asiáticas, rivais históricas, especialmente desde que o Japão invadiu a China, em 1931, uma dominação que se estendeu até meados da década seguinte.

Esta aproximação já havia ficado evidente em maio, quando o presidente da China, Hu Jintao, viajou a Tóquio para se reunir com o primeiro-ministro japonês, Yasuo Fukuda, na que se transformou na primeira visita de um chefe de Estado chinês ao Japão em uma década.

No entanto, ainda resta muito caminho a percorrer segundo algumas opiniões, como a do jornal oficial "China Daily", que, em um de seus editoriais, ressaltou que "não seria realista pensar que uma visita destas características acabará com as reservas mútuas". EFE ub/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG