tire suas dúvidas sobre a gripe suína Problemas para cancelar sua viagem? http://minhanoticia.ig.com.br/login/ target=_topConte ao Minha Notícia http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/04/27/saiba+quais+os+sintomas+da+gripe+suina+e+recomendacoes+do+ministerio+da+saude+5756981.html target=_topSaiba quais os sintomas e as recomendações do Ministério da Saúde" / tire suas dúvidas sobre a gripe suína Problemas para cancelar sua viagem? http://minhanoticia.ig.com.br/login/ target=_topConte ao Minha Notícia http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/04/27/saiba+quais+os+sintomas+da+gripe+suina+e+recomendacoes+do+ministerio+da+saude+5756981.html target=_topSaiba quais os sintomas e as recomendações do Ministério da Saúde" /

Primeiro caso de gripe é confirmado na China

Pequim - Um universitário chinês, que retornou dos Estados Unidos para China no dia 8 de maio é o primeiro caso confirmado de gripe suína no país, informou hoje o Ministério da Saúde. Saiba mais: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/05/06/tire+suas+duvidas+sobre+a+gripe+suina+5973951.html target=_toptire suas dúvidas sobre a gripe suína Problemas para cancelar sua viagem? http://minhanoticia.ig.com.br/login/ target=_topConte ao Minha Notícia http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/04/27/saiba+quais+os+sintomas+da+gripe+suina+e+recomendacoes+do+ministerio+da+saude+5756981.html target=_topSaiba quais os sintomas e as recomendações do Ministério da Saúde

EFE |

No Brasil, o Ministério da Saúde informou que subiu de seis para oito o número de pessoas com o vírus da "gripe suína"  no Brasil, dos quais seis têm vínculo com viagens internacionais e dois foram contaminados em território nacional. Segundo nota divulgada no fim da tarde de hoje, dos 20 exames laboratoriais recebidos para detecção do vírus da gripe suína, dois foram confirmados.

Um dos casos confirmados hoje é do Rio de Janeiro. Com este, somam três os pacientes infectados pelo vírus no Estado, sendo dois de transmissão em solo brasileiro. De acordo com o comunicado do Ministério da Saúde, esses dois casos de transmissão autóctone estão fortemente vinculados ao primeiro, que contraiu a doença no México. Por isso, diz a nota, "até o momento o Ministério da Saúde ratifica que a transmissão do vírus no Brasil permanece limitada, sem evidência de transmissão sustentada".

O Brasil tem ainda outros 18 casos suspeitos e 25 em monitoramento, conforme o ministério.

Pela nota enviada à imprensa, o "novo caso estava sob monitoramento, devidamente orientado, e procurou os serviços de saúde imediatamente após ter apresentado os primeiros sintomas. Foi internado, tratado e encontra-se em quadro clínico estável". Ainda estão sendo acompanhadas 70 pessoas que tiveram contato com os três pacientes do Rio de Janeiro. Nenhuma dessas pessoas, até agora, apresentou os sintomas da gripe suína. Cerca de 40 contatos já foram descartados.

O outro caso confirmado hoje é do Rio Grande do Sul. O paciente esteve em vários países europeus (Alemanha, República Checa, Hungria, Áustria, Itália e Espanha), antes de voltar ao Brasil. Como enunciou o Ministério da Saúde, este paciente passa bem e apresentou os primeiros sintomas, leves, em 3 de maio, na Itália.

Segundo os últimos dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) neste domingo, já foram confirmados 4.379 casos de gripe suína em 29 países . Os número da OMS não incluem a Noruega, que no sábado confirmou seus dois primeiros casos da doença, elevando para 30 o número de países afetados.

Atualmente, sete países apresentam transmissão autóctone, ou seja, quando a transmissão ocorre dentro do próprio país, informou o Ministério da Saúde com base em dados da OMS. Desses, apenas dois têm transmissão sustentada: México e EUA. Os países com transmissão autóctone limitada e não sustentada, até o momento, são Reino Unido (47 casos confirmados e 23 casos autóctones), Espanha (95 confirmações, sendo que nove pessoas pegaram o vírus dentro do país), Alemanha (11 casos confirmados, com dois autóctones), Itália (nove confirmações, com duas transmissões dentro do país) e Brasil (oito casos confirmados, com duas transmissões autóctones).

TIRE SUAS DÚVIDAS

Em chat realizado nesta sexta-feira, o médico infectologista Jacyr Pasternak, do Hospital Albert Einsten, deu dicas para população sobre como agir em relação a doença .

Na última semana, o Gabinete Permanente de Emergências do ministério alterou a definição de caso suspeito e em monitoramento, a fim de ampliar a vigilância da circulação do vírus no País.

De acordo com a nova classificação, são consideradas suspeitas de ter a doença pessoas provenientes de qualquer área dos países com confirmação de casos que apresentem sintomas da gripe ou que tenham tido contato próximo com pessoas infectadas.

Com informações da Agência Estado e da BBC

Leia também


"Gripe suína" no Brasil


Entenda a "gripe suína"


Leia mais sobre gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG