Primeiro cachorro clonado do mundo terá filhotes

O primeiro cachorro clonado do mundo, que cruzou com duas fêmeas - também clonadas - terá seus primeiros filhotinhos em maio, que serão as primeiras crias fruto de reprodução entre cães clonados do mundo, informaram nesta sexta-feira pesquisadores sul-coreanos.

AFP |

Snuppy, um Afghan Hound, se reproduziu com êxito com duas fêmeas da mesma raça através de inseminação artificial, segundo os pesquisadores da Universidade Nacional de Seul.

As ultrasonografias mostram que os fetos estão bem e que seu nascimento deve acontecer entre os dias 16 e 20 de maio.

Se tudo correr bem, serão as primeiras crias de cães clonados do mundo, afirmou o professor Lee Byung-Chun ao jornal Korea Times.

"A segunda geração de animais clonados tinha malformações, mas até agora não encontramos nenhum aspecto anormal nos fetos", comemorou.

Outros jornais sul-coreanos publicaram a notícia, que provocou duras reações por parte das autoridades universitárias.

"É uma violação do regulamento do centro que proíbe a divulgação de resultados experimentais para a imprensa antes que tenhamos concluído os documentos acadêmicos correspondentes", declarou Kook Yang, chefe do departamento de pesquisa, que anunciou uma punição para o professor Lee.

A Universidade Nacional de Seul proíbe que seus cientistas revelem os resultados das experiências antes da publicação dos relatórios acadêmicos. A regra foi instituída depois que um especialista da clonagem, Hwang Woo-Suk, foi flagrado em janeiro de 2006 falsificando a conclusão de pesquisas sobre células tronco.

ckp/ap/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG