Primeiras edições de esculturas de Dalí serão leiloadas em Londres

Londres, 27 out (EFE) - A casa Bonhams ofertará ao melhor lance em 11 de dezembro, em Londres, uma coleção de 44 primeiras edições de esculturas modeladas pelo artista surrealista espanhol Salvador Dalí (1904-1989).

EFE |

Dalí criou as figuras sob o sol em Port Lligat, em Girona, no nordeste da Espanha, onde viveu e trabalhou habitualmente até que, em 1982, após a morte de Gala, a esposa do artista, fixou residência no Castelo de Púbol, na mesma província, informou hoje a firma em comunicado.

A coleção foi criada para uma companhia de propriedade da família Clot, que era amigo íntimo do artista, e tem um preço estimado entre 750 mil e um milhão de libras (entre US$ 1,17 milhão e US$ 1,56 milhão).

As 44 figuras foram modeladas por Dalí na piscina durante o verão seguindo o procedimento da cera perdida.

Para criar, o artista seguia um ritual: a uma hora específica do dia, fora de seu escritório, e se possível debaixo do sol.

Segundo a Bonhams, "a coleção Clot representa objetos em 3D de Dalí que só podem ser descritos como esculturas originais de Salvador Dalí, feitas pelo artista, com suas próprias mãos, a partir de moldes de cera".

As obras são de estilo fluído, que reflete "a atmosfera agradável de liberdade" em que foram criadas, acrescentou no comunicado.

Entre as peças a leilão, destaca a silhueta de uma bailarina flamenca - Carmen aux crotales -, um jovem Dieu Solaire e figuras de animais, como um elefante, um dragão e um cavalo. EFE ep/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG