Primeira sonda lunar chinesa finaliza sua missão ao cair na lua

Pequim, 1 mar (EFE).- A primeira missão lunar da China, a sonda Chang E I, terminou neste domingo sua missão de pesquisa ao cair no satélite da Terra, após mais de um ano em sua órbita, informou o programa espacial chinês através da agência oficial Xinhua.

EFE |

O aparelho caiu no solo da Lua às 5h13 (de Brasília) de hoje, segundo confirmaram fontes da Administração de Ciência, Tecnologia e Indústria para a Segurança Nacional.

O "Chang E I", que leva o nome de uma deusa da mitologia chinesa que segundo a lenda vive na Lua, começou a reduzir sua velocidade 37 minutos antes, e a operação de impacto foi supervisada pelos centros de controle das cidades chinesas de Qingdao (costa leste) e Kashgar (extremo noroeste).

A sonda lunar foi lançada em 24 de outubro de 2007, começou a orbitar em 5 de novembro desse ano e fez chegar as primeiras imagens da Lua em 26 desse mesmo mês.

O impacto na Lua aconteceu um dia depois de o programa espacial chinês anunciar oficialmente que a próxima missão no cosmos vai ser realizada no final de 2010 e começo de 2011, quando a nave não tripulada "Shenzhou VIII" tentará com um módulo o primeiro acoplamento espacial da história da China. EFE abc/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG