Primeira sessão plenária da Cúpula Ibero-Americana começa com 18 líderes

San Salvador, 30 out (EFE).- A primeira sessão plenária da 18ª Cúpula Ibero-Americana foi inaugurada hoje em San Salvador, com a presença de líderes de 18 dos países da comunidade.

EFE |

O chefe de Estado salvadorenho, Antonio Elías Saca, abriu os debates no Centro de Convenções de San Salvador, na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos líderes de Andorra, Argentina, Chile, Espanha, Bolívia, Equador, Costa Rica, Portugal, Honduras, Guatemala, República Dominicana, Peru, Colômbia, México, Paraguai e Panamá.

Também está presente o titular da Secretaria-Geral Ibero-Americana, Enrique Iglesias, que fez uma breve exposição sobre os assuntos centrais da cúpula, cujo lema este ano é "Juventude e Desenvolvimento", e falou sobre a crise financeira internacional, que, devido à gravidade, se transformou no eixo principal do encontro.

Iglesias reiterou sua opinião de que a região está "mais bem preparada do que nunca" para enfrentar a crise e pediu que os países ibero-americanos busquem fórmulas conjuntas para combatê-la.

Por diversas razões, a cúpula não conta com a presença dos presidentes de Cuba, Uruguai e Venezuela.

O presidente nicaragüense, Daniel Ortega, cuja presença tinha sido confirmada pelos organizadores, ainda não tinha saído de Manágua no momento da inauguração da sessão plenária. EFE ed/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG