Primeira carga dos EUA passa pela Rússia rumo ao Afeganistão

Moscou, 3 mar (EFE).- A primeira remessa americana de cargas não militares passou pelo território da Rússia com destino ao Afeganistão e se encontra na fronteira com o Cazaquistão, informou hoje uma fonte diplomática.

EFE |

Na primeira quinzena de fevereiro, os Estados Unidos solicitaram a Moscou autorização para o trânsito por território russo de cargas não militares para a coalizão internacional no Afeganistão, segundo a agência "Interfax".

A mesma fonte acrescentou que "o trânsito de cargas não militares americanas foi possível graças ao acordo firmado no ano passado entre Rússia e a Otan que concede à organização o direito a transportar por território russo carga não militar para as forças internacionais no Afeganistão".

"Segundo este acordo, todos os países que integram estas forças podem aproveitar a possibilidade de passagem", assinalou.

A fonte ressaltou que este primeiro transporte "pode ser entendido como umo primeiro teste desta cooperação com os Estados Unidos".

O ministro de Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, confirmou em 6 de fevereiro que a Rússia permitiria o trânsito por seu território de provisões militares dos Estados Unidos, embora não de armamento, para a operação antiterrorista no Afeganistão.

Quatro dias depois, diplomatas russos e norte-americanos fizeram consultas em Moscou para concretizar os mecanismos de passagem dessas cargas. EFE egw/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG