Primeira astronauta sul-coreana volta à Terra em cápsula russa Soyuz

Uma cápsula russa Soyuz trouxe de volta à Terra neste sábado a primeira astronauta sul-coreana e dois membros da tripulação da 16ª missão da Estação Espacial Internacional, que aterrisaram em uma base espacial no Casaquistão, anunciou um funcionário da agência espacial russa.

AFP |

A cápsula que transportou a astronauta sul-coreana Yi So-Yeon se desacoplou da ISS às 05H06 GMT e demorou três horas e meia para chegar à Terra, segundo Nikolai Kluchkov, porta-voz do centro de controle da missão.

Além de So-Yeon, regressaram ao planeta a astronauta americana Peggy Whitson e o engenheiro de vôo russo Yuri Malenchenko.

So-Yeon Yi, engenheira de biossistemas, concluiu hoje sua viagem espacial de nove dias a bordo da Estação Espacial, durante a qual realizou 18 experiências científicas, entre elas testes biológicos, geofísicos e médicos, de acordo com a agência de notícias russa RIA-Novosti.

A Coréia do Sul é o 36º país a enviar um astronauta ao espaço.

A Soyuz TMA-11 aterrisou mais tarde que o previsto e não chegou exatamente no ponto planejado, mas os membros da tripulação estão sãos e salvos, declarou o porta-voz.

"A Soyuz aterrisou a 420 km do local previsto, mas nosso helicóptero contactou os astronautas e todos estão bem", informou à AFP.

A nave iniciou sua descida após a reentrada na atmosfera antes que o pára-quedas, usado para ajudar na aterrisagem, fosse acionado. O centro de controle da missão fica na base do programa espacial russo, nas estepes do Casaquistão.

A americana Peggy Whitson volta à Terra após ter passado 191 dias sem gravidade, aumentando seu total de dias no espaço para 377 - mais que qualquer outro americano na História.

Ela foi substituída pelo russo Sergei Volkov, que aos 35 anos é o mais jovem comandante a dirigir a ISS.

Desde 1998, quando seu primeiro módulo entrou em órbita, a ISS já recebeu 156 astronautas de 15 países, cinco deles turistas espaciais.

ch/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG