Presos libaneses libertados por Israel chegam ao aeroporto de Beirute

Beirute, 16 jul (EFE).- Os cinco presos libaneses libertados por Israel chegaram hoje a Beirute, após serem entregues pelas autoridades israelenses na fronteira dos dois países, dentro de uma troca de prisioneiros e mortos.

EFE |

Os presos libertados, entre eles Samir Kuntar, o mais antigo prisioneiro libanês nas prisões israelenses, aterrissaram no aeroporto internacional de Beirute por volta das 20h (14h de Brasília) Os cinco, vestidos com uniformes militares, foram recebidos pelo presidente do Líbano, Michel Suleiman, pelo primeiro-ministro Fouad Siniora, pelo chefe do Parlamento, Nabih Berri, e pelo número dois do Hisbolá, Naeem Qasem, além de outros dirigentes do país.

Em seu discurso de saudação, Suleiman assinalou que embora hoje seja um dia de grande felicidade, esta "será maior quando as Fazendas de Chebaa e Kfar Chuba (territórios ocupados por Israel) retornarem à pátria por todos os meios disponíveis".

"O retorno deles deve contribuir também para que todos os deslocados do Líbano voltem ao país, já que este retorno abrirá uma nova página. Também devem retornar os desaparecidos", acrescentou.

Além disso, advertiu sobre os perigos da discórdia que Israel tenta semear dentro do Líbano.

Após sua chegada ao aeroporto, os cinco militantes do Hisbolá vão aos bairros do sul de Beirute, de maioria xiita, onde serão recebidos pelo povo.

O secretário-geral do Hisbolá, Hassan Nasrallah, tem programado um discurso por videoconferência, como vem sendo habitual, por motivos de segurança. EFE ks/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG