Presidentes sudanês e egípcio analisarão situação de Darfur

Cairo, 20 fev (EFE).- O presidente sudanês, Omar al-Bashir, se reunirá com o chefe de Estado egípcio, Hosni Mubarak, no próximo domingo, no Cairo, para analisar a situação na região sudanesa de Darfur, em meio a conflito desde 2003.

EFE |

O anúncio desta visita foi realizado pelo embaixador sudanês no Egito, Abdel Moneim Mabruk, citado pela agência de notícias egípcia "Mena".

Mabruk disse que Bashir informará a Mubarak sobre os últimos esforços realizados por seu Governo para alcançar a paz em Darfur, que levaram à assinatura de um "acordo de boas intenções" no último dia 17 entre o Executivo sudanês e o Movimento de Justiça e Igualdade (MJI).

Este encontro, foi anunciado poucos dias depois de o ministro de Exteriores egípcio, Ahmed Aboul Gheit, e o chefe dos serviços de inteligência, Omar Suleiman, viajarem a Cartum, onde se reuniram com Bashir.

Em 14 de fevereiro, Aboul Gheit disse na capital sudanesa que a emissão de uma ordem de prisão internacional contra o presidente sudanês "ameaçará a segurança e a estabilidade no Sudão".

O promotor-chefe do TPI, Luis Moreno Ocampo, pediu, em 14 de julho de 2008, a detenção do presidente sudanês pela suposta responsabilidade nos crimes de guerra cometidos durante o conflito armado em Darfur, que explodiu em fevereiro de 2003, decisão que ficou nas mãos dos juízes da corte internacional. EFE nq-jfu/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG