Presidentes latino-americanos se reunirão com Bush em 24 de setembro

Bruxelas, 3 set (EFE).- Os presidentes de países latino-americanos que têm tratados de livre-comércio com os Estados Unidos se reunirão com o presidente americano, George W.

EFE |

Bush, em 24 de setembro, em Nova York, coincidindo com a Assembléia Geral da ONU, segundo disse hoje o líder costarriquenho, Óscar Arias.

O presidente da Costa Rica se referiu a esta reunião durante uma entrevista coletiva em Bruxelas, na qual estabeleceu um contraste entre "a preocupação" de Washington em assinar esse tipo de acordo e sua "distração" na cooperação ao desenvolvimento, por causa da Guerra do Iraque.

"A preocupação fundamental de Washington nos últimos anos certamente foi o Oriente Médio e a Guerra do Iraque", disse.

"Por estar tão preocupados em acabar com esse inimigo da humanidade inteira, que é o terrorismo, descuidaram de muitas outras coisas", afirmou o líder costarriquenho.

"Os EUA se preocuparam, no entanto, em negociar tratados de livre-comércio com países latino-americanos", ressaltou Arias.

Disse que "o sonho" da Alca (Área de Livre-Comércio das Américas), que era abranger todo o continente, "foi se evaporando, desaparecendo", mas há pelo menos 16 ou 17 países que já conseguiram acordos com os Estados Unidos, segundo o presidente. EFE jms/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG