Presidentes egípcio e da ANP se reúnem na busca por paz em Gaza

Cairo, 10 jan (EFE).- O chefe de Estado egípcio, Hosni Mubarak e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, se reúnem hoje no Cairo para tentar progredir nas negociações sobre uma trégua em Gaza, após mais de duas semanas de ofensiva israelense.

EFE |

Segundo fontes oficiais do Egito, os dois líderes discutirão a iniciativa franco-egípcia de cessar-fogo na tentativa de deter a atual escalada de violência.

Os pontos básicos da proposta de Mubarak incluem uma trégua por um período limitado e a abertura das fronteiras para que a população de Gaza possa receber assistência humanitária.

Também estabelece negociações para pôr fim ao bloqueio que, há um ano e meio, se aplica a esse território palestino, controlado pelo Hamas.

A reunião acontece um dia depois que tanto Israel como o Hamas rejeitassem a resolução emitida pelo Conselho de Segurança da ONU que pedia um cessar-fogo imediato.

O encontro entre Mubarak Abbas se insere dentro de uma intensa campanha diplomática egípcia lançada para tentar pôr fim ao conflito entre Israel e palestinos em Gaza. EFE jfu/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG