Presidentes e ministros de Peru e Equador se reunirão em outubro

Lima, 15 jun (EFE) - A segunda reunião dos Gabinetes de ministros de Peru e Equador, que contará com a participação de seus respectivos chefes de Estado, Alan García e Rafael Correa, ocorrerá em outubro, confirmou hoje o embaixador de Quito em Lima, Diego Ribadeneira.

EFE |

O diplomata afirmou que a reunião, que se desenvolverá na província equatoriana de El Oro, coincidirá com o 10º aniversário do acordo de paz assinado entre os dois países após a guerra não declarada de 1995, segundo a agência oficial "Andina".

"Vamos nos reunir novamente, estamos centrados nos eixos viários, na construção de estradas, ao ponto que já está se avançado na estrada Piura (Peru)-Guayaquil (Equador), com o financiamento da União Européia (UE), e há outros quatro eixos viários que comunicam as diferentes zonas dos dois países", ressaltou.

A primeira reunião binacional de Gabinetes, que contou com a assistência de García e Correa, ocorreu em 1º de junho de 2007 em Tumbes, no norte do Peru.

Ribadeneira destacou que Peru e Equador são os únicos países da América do Sul que têm um mecanismo de consulta deste tipo, como parte do Plano Binacional Fronteiriço, após destacar que existe um investimento nesse contexto que supera os US$ 2 bilhões.

Peru e Equador assinaram em 1998 em Brasília acordos de paz que colocaram ponto final à guerra do Cenepa travada pelos dois países em 1995 e dos quais surgiu o Plano Binacional. EFE wat/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG