Presidentes de Rússia e Azerbaijão discutem conflito no Cáucaso

Moscou, 16 set (EFE).- O chefe de Estado russo, Dmitri Medvedev, afirmou hoje depois de se reunir com o presidente azerbaidjano, Ilham Alíev, que a cooperação entre Rússia e Azerbaijão serve para fortalecer a paz e a estabilidade no Cáucaso.

EFE |

Segundo Medvedev, os dois líderes discutiram o desenvolvimento da situação regional, especialmente à luz dos últimos eventos ocorridos no Cáucaso.

"Informei detalhadamente ao presidente azerbaidjano sobre os passos dados pela Rússia a fim de garantir a segurança na Ossétia do Sul e acho que a cooperação ativa entre Rússia e Azerbaijão é um dos fatores importantes e chave para fortalecer a paz e manter a estabilidade na região", ressaltou.

O presidente russo também assinalou que um dos temas principais da reunião foi o conflito em torno do enclave armênio de Nagorno-Karabakh.

"Destaquei o caráter imutável da postura russa, expressei nosso apoio à continuação das conversas diretas entre Azerbaijão e Armênia e garanti a Ilham Gueidárovich (patronímico de Alíev) que a Rússia seguirá cooperando para encontrar uma solução aceitável para ambas as partes", acrescentou.

O chefe de Estado russo disse que discutiu também as possibilidades de melhorar "a cooperação bilateral em nível comercial e, particularmente, no âmbito energético".

"Chegamos à conclusão que alcançamos resultados muito satisfatórios, principalmente em matéria econômica e comercial, que constitui a essência de nossa cooperação", acrescentou. EFE egw/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG