Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Presidentes de Paquistão e Afeganistão discutem segurança na Turquia

Istambul - Os presidentes do Afeganistão, Hamid Karzai, e do Paquistão, Asif Ali Zardari, se reúnem hoje em Istambul sob a mediação de seu colega turco, Abdullah Gül, para discutir assuntos de segurança territorial, terrorismo e narcotráfico.

EFE |

A cúpula trilateral acontecerá em um exclusivo hotel de luxo onde, desde ontem, os vice-ministros de Assuntos Exteriores dos três países negociam um acordo prévio.

As conversas serão centradas nas queixas de Afeganistão e Estados Unidos sobre a falta de controle do Estado paquistanês sobre suas regiões que seriam usadas pelos talibãs para se infiltrar em território afegão.

Após a queda do ex-presidente paquistanês Pervez Musharraf, aliado de Washington, o novo Governo de Islamabad denunciou em reiteradas ocasiões ataques americanos em seu território sem a correspondente permissão, violando assim sua soberania nacional.

Em abril de 2007, os líderes do Afeganistão e Paquistão, também sob o auspício de Gül, se reuniram em Ancara, onde se comprometeram a unir seus esforços e colaborar na luta contra os talebans, além de respeitar a integridade territorial e as fronteiras comuns.

Leia tudo sobre: afeganistãopaquistão

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG