Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Presidentes de Colômbia, Brasil e Peru comprometem-se a combater o narcotráfico

Os presidentes de Colômbia, Brasil e Peru subscreveram neste domingo, na cidade de Leticia, um memorando de entendimento voltado para combater o tráfico de drogas, além de armas e atividades ilícitas nos rios e na fronteira comum.

AFP |

O compromisso foi assinado ao final de uma reunião entre Alvaro Uribe (Colômbia), Luiz Inacio Lula da Silva (Brasil) e Alan García (Peru), nesta cidade do sudeste da Colombia, que limita a leste com o Brasil e a oeste com o Peru.

"Decidimos firmemente trabalhar de forma coordenada para combater o tráfico ilícito de entorpecentes, de substâncias psicotrópicas, assim como o contrabando de produtos químicos, a delinqüência, o tráfico ilícito de armas, munições e outras atividades criminosas", reza o acordo.

Em outra passagem do documento, os três presidentes expressam seu compromisso com "a criação de condições que fortaleçam o diálogo e que contribuam para proteger seus cidadãos e a segurança comum, com o estrito respeito a suas respectivas legislações".

Os três presidentes anunciaram "a importância dada à rede fluvial amazônica como via de integração, de complementação econômica e de desenvolvimento regional".

Acertaram para o segundo semestre deste ano em Iquitos (Peru), uma reunião das entidades dos três países encarregadas da luta contra as drogas.

Com a assinatura do memorando de entendimento, Lula concluiu uma visita oficial realizada à Colômbia desde a noite de sexta-feira.

pro/rpl/sd

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG