Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Peru, Alán García, chegaram neste domingo à cidade colombiana de Leticia para presidir junto com seu colega anfitrião, Alvaro Uribe, uma parada militar em ocasião dos 198 anos da independência da Colômbia.

Lula chegou procedente de Bogotá, onde chegou na noite de sexta-feira para realizar uma visita oficial à Colômbia que será concluída neste domingo.

Os três mandatários realizarão nessa cidade do sudeste colombiano e na fronteira com Brasil e Peru uma reunião tripartite na qual deverão assinar um acordo trilateral de segurança na região.

A reunião dos três presidentes será realizada depois do tradicional desfile militar em ocasião da festa nacional da Colômbia, que terá início com o hino nacional cantado pela cantora pop colombiana Shakira.

Posteriormente, Uribe, Lula e García assistirão ao início de um grande show de Shakira e Carlos Vives.

Assim como em Leticia, mais de 1.000 cidades e localidades colombianas terão eventos com a participação de centenas de milhares de colombianos para pedir a libertação de cerca de 3.000 seqüestrados, principalmente de pelo menos 25 em poder da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

pro/dm

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.