Presidentes da China e Taiwan trocam cartas após 60 anos

Taipé, 27 jul (EFE).- Os presidentes de Taiwan e da China mantiveram hoje a primeira troca de correspondência em 60 anos, após a eleição do líder taiuanês à Chefia de seu partido.

EFE |

Ma Ying-jeou, presidente de Taiwan, foi eleito chefe do governante Partido Kuomintang (KMT) e recebeu, por isso, uma mensagem de felicitação do presidente da China, Hu Jintao, como secretário-geral do Partido Comunista Chinês (PCCh).

O presidente taiuanês, como líder do KMT, respondeu a mensagem a Hu, informou hoje o próprio partido de Taiwan, em comunicado à imprensa.

Segundo o comunicado do KMT, Hu pediu a Ma que impulsionasse a confiança mútua entre as duas partes, enquanto o líder taiuanês pediu a Hu para impulsionar a paz e a estabilidade no Estreito de Formosa.

Hu e Ma não se reconhecem mutuamente como presidentes, devido às divergências entre Taipé e Pequim sobre a soberania da ilha, mas se tratam como chefes de partidos, o que abre uma nova linha de comunicação no Estreito de Formosa.

Ma, que iniciou uma política de distensão e de aproximação econômica à China, sem renunciar à soberania, foi eleito no domingo como líder do KMT. EFE flp/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG