Presidente uruguaio viaja para participar de cúpulas na Costa do Sauípe

Montevidéu, 15 dez (EFE) - O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, viajou hoje para Costa do Sauípe (Bahia) para participar da 1ª Cúpula da América Latina e do Caribe e das reuniões da União de Nações Sul-americanas (Unasul) e do Mercosul.

EFE |

Vázquez, socialista e primeiro presidente de esquerda na história do Uruguai, é acompanhado pelos ministros das Relações Exteriores, Gonzalo Fernández; Economia e Finanças, Álvaro García, e Pecuária, Agricultura e Pesca, Ernesto Agazzi.

A delegação uruguaia já anunciou que não aceitará que a Argentina insista em impulsionar a candidatura do ex-presidente argentino Néstor Kirchner como secretário-geral da Unasul.

O Uruguai vetou em outubro a candidatura de Kirchner proposta pelo Governo argentino liderado pela esposa do ex-chefe de Estado e atual governante desse país, Cristina Fernández de Kirchner.

Em 18 de dezembro, depois as cúpulas que concluirão na tarde de quarta-feira, a delegação uruguaia viajará para Arábia Saudita com o objetivo de aumentar as relações políticas e econômicas e abrir esse mercado para as exportações de carne ovina e outros alimentos.

Além disso, procurará buscar investimentos especialmente em infra-estrutura portuária, disseram à Agência Efe fontes oficiais.

EFE jf/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG