Presidente turco chega em visita histórica à Armênia

Yerevan, 6 set (EFE).- O presidente da Turquia, Abdullah Gul, chegou hoje a Yerevan, na primeira visita de um chefe de Estado turco à Armênia.

EFE |

O presidente turco chegou na capital armênia em resposta a um convite do presidente da Armênia, Serge Sarkisian, para assistir à partida das seleções armênia e turca pelas Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo de 2010.

Gul foi recebido no aeroporto pelo ministro de Assuntos Exteriores da Armênia, Eduard Nalbandian, e depois foi à residência de Sarkisian, onde os dois terão uma reunião a portas fechadas.

Junto ao terminal aéreo, havia vários manifestantes com cartazes escritos "Armênia ocidental é meu lar", "Reconheçam o genocídio dos armênios" e "Abram as fronteiras sem condições".

Armênios e turcos mantêm uma forte disputa em torno do massacre de centenas de milhares de armênios em 1915 pelo Império Otomano, antecessor da Turquia, que a Armênia declara "genocídio", algo que a Turquia rejeita.

Gul antecipou em Ancara que discutirá com o presidente armênio a iniciativa turca de criar um fórum regional que reúna Armênia, Geórgia e Azerbaijão, além de Rússia e Turquia.

Também falará sobre a situação do enclave armênio de Nagorno-Karabakh, em território do Azerbaijão, por cujo controle explodiu um conflito entre armênios e azerbaijanos que até agora não foi resolvido.

Depois das conversas, os dois chefes de Estado irão ao estádio de Yerevan para assistir à partida entre suas seleções.

A tribuna presidencial do estádio é protegida com vidros blindados.

Por ocasião da visita do presidente turco, que voltará a seu país ainda hoje, depois do jogo de futebol, as autoridades da capital armênia redobraram as medidas de segurança na cidade. EFE at/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG