Presidente toma posse no Quirguistão

Moscou, 2 ago (EFE).- O presidente reeleito do Quirguistão, Kurmambek Bakiev, jurou hoje seu cargo de chefe de Estado em cerimônia realizada na Casa do Governo de Biskek, capital dessa antiga república soviética na Ásia Central.

EFE |

"Hoje o presidente têm a tarefa de passar do estabelecimento da ordem mais elementar ao desenvolvimento sustentado, ao fortalecimento da segurança nacional e à elevação do nível de vida dos cidadãos", disse Bakiev em seu discurso de posse, segundo a agência russa "Interfax".

Participaram do ato solene da posse membros do Parlamento, do corpo diplomático e outras autoridades.

A cerimônia, que terminou com uma salva de honra de 12 tiros de canhão, contou com a presença do presidente da vizinha república do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev.

Bakiev foi reeleito com 76,43% dos votos nas eleições realizadas em 23 de julho, resultados qualificados de fraudulentos pela oposição, que reivindica a repetição do pleito.

Bakiev de 60 anos, engenheiro eletrônico de profissão, foi eleito pela primeira vez presidente do Quirguistão há quatro anos, com quase 90% dos votos.

Essas eleições foram convocadas após a "revolução das tulipas", movimento de protesto popular que desbancou da chefia de Estado Askar Akaiev, no poder desde antes da desintegração da União Soviética (1991). EFE bsi/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG