à francesa - Mundo - iG" /

Presidente tcheco acusa Sarkozy de tentar construir uma UE à francesa

Praga, 3 jul (EFE).- O presidente da República Tcheca, Vaclav Klaus, criticou hoje abertamente a tentativa do presidente francês, Nicolas Sarkozy, de construir uma União Européia (UE) à francesa, fazendo da ratificação do Tratado de Lisboa uma das prioridades de seu mandato comunitário.

EFE |

"Temo por uma grande pressão para construir uma UE 'à francesa'.

Nossa postura é necessariamente outra, e por isso devemos lutar para que a tendência na UE não vá por essa direção imposta pela França e à qual estamos predestinados com a rejeição do Tratado de Lisboa", declarou Klaus em entrevista ao jornal "Lidove Noviny".

Além disso, o eurocéptico chefe de Estado tcheco expressou sua confiança em que o Tribunal Constitucional ou o Senado impeçam a ratificação do documento comunitário no país centro-europeu.

O líder tcheco concordou esta semana com o presidente polonês, Lech Kaczynski, que se negou a assinar o documento de ratificação, aprovado em abril passado pelo Parlamento de seu país após afirmar que o "não" dos eleitores irlandeses ao Tratado de Lisboa deve ser respeitado.

Segundo Klaus, o fato de o Tratado não entrar em vigor em 1º de janeiro de 2009 não terá nenhuma influência significativa na Presidência tcheca da UE, que começa nesse dia, nem no funcionamento da Europa.

"Se houver algum efeito, será positivo. Pelo menos a Presidência tcheca terá todo o seu valor, já que o Tratado de Lisboa (se fosse assinado) debilitaria o papel do país que preside", disse. EFE gm/fh/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG