Presidente sul-coreano viajará para Brasil e Peru na próxima semana

Seul, 10 nov (EFE).- O presidente da Coréia do Sul, Lee Myung-bak, viajará na próxima semana para Brasil e Peru após participar da cúpula do G20 - formado por países desenvolvidos e emergentes - nos Estados Unidos, informou hoje a Presidência sul-coreana.

EFE |

A viagem de Lee a Brasil e Peru tem como objetivo incentivar a cooperação energética e de recursos naturais entre a Coréia do Sul e os países latino-americanos, segundo um porta-voz oficial.

Lee viajará na próxima sexta a Washington para participar da cúpula do G20 sobre a crise financeira mundial e deve ter encontros bilaterais com o presidente americano, George W. Bush, e com outros líderes.

No próximo dia 17 está previsto que Lee inicie uma visita de três dias ao Brasil, durante a qual se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para impulsionar laços bilaterais entre os dois países.

O líder sul-coreano realizará depois uma visita de Estado ao Peru entre os dias 20 e 21 deste mês, pouco antes do começo, em Lima, da cúpula do Fórum de Cooperação Econômico Ásia-Pacífico (Apec), que será realizada nos dias 22 e 23 de novembro.

Em Lima Lee se reunirá com o presidente peruano, Alan García, para abordar a cooperação bilateral entre ambos os países em matéria de energia.

Lee, que voltará a Seul no próximo dia 26, fará a última escala de sua viagem em Los Angeles (EUA), onde se reunirá com líderes políticos do estado da Califórnia e com um grupo de coreano-americanos. EFE ce/fh/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG