Presidente sul-coreano vai a Washington para se reunir com Obama

Seul, 15 jun (EFE).- O presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, partiu nesta segunda-feira (horário de Seul) para Washington a fim de se reunir com o presidente americano, Barack Obama, e abordar o conflito norte-coreano como assunto principal de sua agenda, informou a agência Yonhap.

EFE |

Os presidentes se reúnem em Washington depois que a Coreia do Norte ameaçou manter seu programa nuclear em resposta à aprovação de uma nova resolução mais firme do Conselho de Segurança da ONU contra o regime comunista, como castigo ao segundo teste nuclear norte-coreano.

Lee e Obama tentarão impulsionar o processo de ratificação do Tratado de Livre-Comércio bilateral assinado em 2007 e falarão sobre o Afeganistão, entre outros temas de interesse comum.

Esta reunião é o segundo encontro bilateral entre Obama e Lee, após o realizado no marco da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países mais ricos e os principais emergentes), que aconteceu em Londres em abril.

Lee, que voltará a Seul no dia 18, deve também se reunir nos EUA com outros representantes governamentais e empresariais desse país.

EFE ce/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG