Presidente sul-coreano quer se reunir com Kim Jong-il

Seul, 29 jan (EFE).- O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, disse que está disposto a se reunir ainda neste ano com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il, na tentativa de desnuclearizar o regime comunista, informou hoje a agência sul-coreana Yonhap.

EFE |

Em entrevista à rede de televisão britânica "BBC", o líder sul-coreano reiterou que está disposto a se reunir a qualquer momento com Kim, em busca da paz na península, e disse que "não há razões" para que o encontro não aconteça em 2010.

Lee destacou a necessidade de manter um diálogo bilateral para discutir o programa nuclear norte-coreano e sustentar uma postura aberta para a reconciliação e cooperação entre as Coreias.

O porta-voz da Casa Presidencial sul-coreana, Lee Dong-kwan, disse que não há nada concreto sobre uma possível cúpula intercoreana, que seria a terceira entre os governantes dos países desde 2000.

Desde que assumiu a Presidência, em fevereiro de 2008, Lee manifestou várias vezes sua vontade de se reunir com Kim. Nos últimos meses a imprensa sul-coreana especulou a possibilidade de a cúpula acontecer ainda este ano.

Leia mais sobre: Coreia do Sul - Coreia do Norte

    Leia tudo sobre: coreiacoréia do nortecoréia do sul

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG